Estudantes da rede estadual são premiados em concurso de redação do Ministério Público do Amapá
- Léo Nilo
- 13/12/2025
- EDUCAÇÃO
Os alunos receberam certificados e um tablet. As obras premiadas serão publicadas em um e-book.
Em uma demonstração do potencial do ensino público, estudantes de escolas estaduais foram premiados nesta sexta-feira, 12, pelo resultado no concurso de redação “Navegando com as Palavras”, do Ministério Público do Estado do Amapá. A premiação aconteceu na Procuradoria Geral da instituição, na zona sul de Macapá, e contou com a presença dos alunos e professores vencedores.
O concurso foi dividido nas categorias crônica, conto, livro ilustrado e redação dissertativa-argumentativa. O primeiro e segundo colocado em cada categoria recebeu um tablet, e o terceiro lugar recebeu fones de ouvido.

Todas as obras serão publicadas em um e-book. Durante a premiação, também foi anunciado que os trabalhos serão impressos em uma edição física que será entregue em 2026, com direito a uma sessão de autógrafos.

“Nós estamos vendo grandes revelações por parte dos nossos alunos, o que demonstra a importância de promover o protagonismo dos jovens. As temáticas dos textos foram vinculadas à vida dos alunos, como o transporte escolar, então é um concurso que fez os estudantes refletirem sobre o contexto em que vivem”, ressaltou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro.
O estudante Gabriel de Almeida, da Escola Estadual General Azevedo Costa, foi o primeiro colocado na categoria redação dissertativa-argumentativa. O aluno explica que abordou os temas de sustentabilidade e meio ambiente em seu texto.
“Estou muito feliz com o resultado no concurso, me pegou de surpresa. Na minha redação, usei a canção ‘Ser Tucuju’, assim como utilizei o próprio Ministério Público como agente para solucionar o problema. Esse concurso é importante porque oferece oportunidade para os alunos e nos incentiva a produzir textos”, conta Gabriel.

Incentivo à leitura e escrita
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O concurso foi uma proposta do Ministério Público do Estado do Amapá, com apoio logístico da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que foi responsável pela avaliação das obras.

“Nosso objetivo com o concurso é incentivar a leitura e a escrita dos estudantes. A ideia surgiu a partir de uma visita que fizemos na Escola David Miranda, onde vimos a habilidade e vontade que os alunos têm de expor seus textos. Entendemos que, a partir deste concurso, surgirão novos escritores no Amapá.”, explicou o promotor de justiça Iaci Pelaes, na ocasião.
A professora Keytty Campos, da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, conta que ficou sabendo da iniciativa por meio das redes sociais e que logo engajou a filha Rianny Campos, que estuda na escola, para participar na categoria Livro Ilustrado.
“Como Rianny tem uma aptidão e gosto pelo desenho, vimos no concurso uma oportunidade pra ela mostrar o talento dela. No livro, ela aborda a origem do Marabaixo com uma interligação da história dos povos afrodescendentes com o povo amapaense. Agradeço por esses eventos que trazem o aluno como protagonista”, avalia Keytty.

