Crédito: David Felipe/MP-AP
Estudantes da rede estadual são premiados em concurso de redação do Ministério Público do Amapá

Estudantes da rede estadual são premiados em concurso de redação do Ministério Público do Amapá

Os alunos receberam certificados e um tablet. As obras premiadas serão publicadas em um e-book.


Em uma demonstração do potencial do ensino público, estudantes de escolas estaduais foram premiados nesta sexta-feira, 12, pelo resultado no concurso de redação “Navegando com as Palavras”, do Ministério Público do Estado do Amapá. A premiação aconteceu na Procuradoria Geral da instituição, na zona sul de Macapá, e contou com a presença dos alunos e professores vencedores.

O concurso foi dividido nas categorias crônica, conto, livro ilustrado e redação dissertativa-argumentativa. O primeiro e segundo colocado em cada categoria recebeu um tablet, e o terceiro lugar recebeu fones de ouvido.

O concurso foi dividido em categorias
O concurso foi dividido em categorias
Foto: David Felipe/MP-AP

Todas as obras serão publicadas em um e-book. Durante a premiação, também foi anunciado que os trabalhos serão impressos em uma edição física que será entregue em 2026, com direito a uma sessão de autógrafos.

Sandra Casimiro, secretária adjunta de Políticas Educacionais
Sandra Casimiro, secretária adjunta de Políticas Educacionais
Foto: David Felipe/MP-AP

“Nós estamos vendo grandes revelações por parte dos nossos alunos, o que demonstra a importância de promover o protagonismo dos jovens. As temáticas dos textos foram vinculadas à vida dos alunos, como o transporte escolar, então é um concurso que fez os estudantes refletirem sobre o contexto em que vivem”, ressaltou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro.

O estudante Gabriel de Almeida, da Escola Estadual General Azevedo Costa, foi o primeiro colocado na categoria redação dissertativa-argumentativa. O aluno explica que abordou os temas de sustentabilidade e meio ambiente em seu texto.

“Estou muito feliz com o resultado no concurso, me pegou de surpresa. Na minha redação, usei a canção ‘Ser Tucuju’, assim como utilizei o próprio Ministério Público como agente para solucionar o problema. Esse concurso é importante porque oferece oportunidade para os alunos e nos incentiva a produzir textos”, conta Gabriel.

Gabriel de Almeida, estudante vencedor
Gabriel de Almeida, estudante vencedor
Foto: Léo Nilo/Seed

Incentivo à leitura e escrita

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O concurso foi uma proposta do Ministério Público do Estado do Amapá, com apoio logístico da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que foi responsável pela avaliação das obras.

Iaci Pelaes, promotor de Justiça
Iaci Pelaes, promotor de Justiça
Foto: David Felipe/MP-AP

“Nosso objetivo com o concurso é incentivar a leitura e a escrita dos estudantes. A ideia surgiu a partir de uma visita que fizemos na Escola David Miranda, onde vimos a habilidade e vontade que os alunos têm de expor seus textos. Entendemos que, a partir deste concurso, surgirão novos escritores no Amapá.”, explicou o promotor de justiça Iaci Pelaes, na ocasião.

A professora Keytty Campos, da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, conta que ficou sabendo da iniciativa por meio das redes sociais e que logo engajou a filha Rianny Campos, que estuda na escola, para participar na categoria Livro Ilustrado.

“Como Rianny tem uma aptidão e gosto pelo desenho, vimos no concurso uma oportunidade pra ela mostrar o talento dela. No livro, ela aborda a origem do Marabaixo com uma interligação da história dos povos afrodescendentes com o povo amapaense. Agradeço por esses eventos que trazem o aluno como protagonista”, avalia Keytty.

Keytty Campos, da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral
Keytty Campos, da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral

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