Dezembro Verde: Prefeitura de Santana intensifica ações de combate ao abandono e maus-tratos de animais
- Redação
- 02/12/2025
- Pets
Campanha alerta para aumento dos casos durante férias e festas de fim de ano
Com a chegada do mês de dezembro, a Prefeitura de Santana reforça a mobilização do Dezembro Verde, campanha nacional dedicada à conscientização e ao combate ao abandono e maus-tratos de animais. A iniciativa busca chamar atenção para o aumento expressivo desses casos no período de férias, viagens e festas de fim de ano.
A cor verde, símbolo da campanha, representa esperança e proteção, reforçando o compromisso com o bem-estar animal. O abandono, além de causar sofrimento, é considerado crime pela Lei Federal nº 9.605/98, com pena agravada para cães e gatos pela Lei nº 14.064/2020, que prevê 2 a 5 anos de prisão, além de multa.
O Dezembro Verde destaca que maus-tratos incluem diversas práticas que ainda fazem parte da rotina de muitos animais, como a falta de água limpa e comida; exposição a sol, chuva e frio sem abrigo adequado entre outras.
A coordenação municipal de Bem-Estar Animal de Santana, Suane Lima, reforça que o município tem intensificado ações educativas e de fiscalização para proteger cães e gatos.
“O abandono é um dos atos mais cruéis que um tutor pode praticar. Um animal depende totalmente do cuidado humano, e quando é deixado nas ruas, passa fome, frio e corre riscos todos os dias. O Dezembro Verde reforça que a guarda responsável é um compromisso ético e afetivo, que começa no momento da adoção e dura por toda a vida do animal. Em Santana, temos trabalhado para ampliar ações de fiscalização, educação e acolhimento, mas a participação da população é fundamental para combater essa prática e proteger quem não pode se defender.”
A Prefeitura de Santana orienta que denúncias de abandono ou maus-tratos sejam feitas por meio do 190 ou pelo link https://delegaciavirtual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A campanha reforça sobre a guarda responsável de um animal, onde assumir é responsabilidades de longo prazo, como: Consultas veterinárias e vacinação, ambiente limpo, seguro e protegido e outras.
Antes de adotar, pense bem
Animais não são presentes descartáveis. É preciso avaliar tempo, espaço, recursos e a concordância de toda a família antes da adoção.
Como participar do Dezembro Verde: Prefeitura de Santana
A Prefeitura incentiva a comunidade a contribuir com a causa:Adote, não compre , abrigos e ONGs locais têm dezenas de animais à espera de um lar.
