"Um novo olhar no atendimento ao público", diz participante de curso ofertado pelo Governo do Estado e Fecomércio em Macapá
- 25/10/2025
- Qualificação
Após a conclusão da qualificação em ‘Qualidade no Atendimento ao Turista’, outras duas formações estão previstas para os meses de novembro e dezembro.
O curso “Qualidade no Atendimento ao Turista”, ofertado pelo Governo do Estado do Amapá, encerrou na sexta-feira, 24. A formação é resultado de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
As aulas teóricas foram realizadas no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram Tia Zefa), localizado no Centro de Macapá, e a parte prática, no Museu Sacaca. Participaram 18 mulheres, entre atendidas pelo Cram e público externo.
Alunas durante atividade prática no Museu Sacaca, em Macapá
Foto: SEPM
Com duração de 20 horas/aula, o curso teve como objetivo reforçar a qualificação profissional das participantes, além de aperfeiçoar o diálogo e o atendimento a turistas nas áreas em que cada uma atua.
Segundo Kellen Costa, assessora técnica da SEPM, houve grande interesse e engajamento das alunas durante o período da capacitação.
“O diferencial foi que o curso despertou o interesse pela nossa história, cultura e culinária. Quando elas conhecem a história do lugar onde vivem, passam a ter um diálogo diferenciado para atender o turista, contando e valorizando o próprio cotidiano”, ressaltou Kellen.
Kellen Costa, assessora técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres
Foto: Lidiane Lima/Secom/GEA
Uma das alunas foi dona Rubenita Batista, de 64 anos, que trabalha com costura criativa em um espaço no bairro Santa Rita, em Macapá, e também comercializa os produtos na Casa do Artesão. Ela conta que o conteúdo das aulas proporcionou uma nova perspectiva sobre o atendimento ao público, tanto local quanto visitante.
“Ter um novo olhar para atender o nosso público faz toda a diferença. As aulas sobre como receber e dialogar com os visitantes com certeza serão um diferencial daqui para frente. Estou muito feliz em participar”, disse dona Rubenita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dona Rubenita Batista trabalha com costura criativa e participou da formação
Foto: Lidiane Lima/Secom/GEA
A instrutora do Senac Amapá, Gabriela Dias, destacou a importância da parceria.
“Essa cooperação para a realização dos cursos permite que as alunas se capacitem para atuar diretamente no atendimento ao turista, com mais qualidade. É um curso curto, mas que rendeu muitos frutos, unindo teoria e prática”, reforçou Gabriela.
Gabriela Dias, instrutora do Senac Amapá
Foto: Lidiane Lima/Secom/GEA
O primeiro curso promovido pela parceria foi o de Oratória, em agosto. Outras duas qualificações devem ocorrer ainda este ano, por meio da cooperação entre a SEPM e o Sistema Fecomércio: em novembro, o curso de Aplicativos de Internet; e em dezembro, o de Aproveitamento Integral dos Alimentos.
Por Gabriel Penha
O curso despertou o interesse das participantes pela história, cultura e a culinária amapaense





