Governo do Amapá entrega nova estrutura da Escola José Ribeiro Pontes, beneficiando mais de 180 alunos em Cutias
- 19/10/2025
- Educação
Prédio que fica na comunidade de Gurupora foi reinaugurado neste sábado, 18, em clima de festa.
O Governo do Amapá segue em ritmo acelerado com as entregas da educação. Neste sábado, 18, foi a vez da Escola Estadual Profº. José Ribeiro Pontes, na comunidade de Gurupora, em Cutias, sendo a 32ª obra inaugurada pela gestão. A unidade recebeu reforma completa, beneficiando 186 alunos só ensino fundamental II e ensino médio com melhor estrutura para o ensino-aprendizagem.
A entrega foi recebida com festa pela comunidade, com a presença massiva de alunos e moradores e a realização de apresentações culturais. Ao todo, foram investidos R$ 1,8 milhão do Tesouro Estadual para solucionar problemas estruturais que ofereciam riscos para a comunidade escolar. Todo o prédio recebeu ainda novos mobiliários, como cadeiras, mesas, computadores, além de armários e equipamentos administrativos e materiais didáticos.
Nova estrutura conta com ambiente de aprendizagem e sala de jogos
Foto: Luan Macedo/Seed
Governo do Amapá em exercício, Teles Junior
Foto: Luan Macedo/Seed
“A educação transforma a vida das pessoas, transforma gerações. Esse trabalho é fruto da nossa esperança. As escolas que inauguramos não estão apenas nas sedes municipais, inauguramos unidades em diversos municípios e aqui, em Cutias, estamos fazendo uma entrega maravilhosa como essa, honrando o nome de um líder comunitário legítimo, com uma nova infraestrutura, ambientes climatizados, com auditório, com uma boa aparência e área de convivência. Tudo para melhorar a qualidade de ensino e a força de trabalho da educação do Amapá”, afirma o governador do Amapá em exercício, Teles Junior.
Essa foi a primeira obra em cerca de 22 anos. Os serviços foram realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), resultando em salas totalmente climatizadas, reforma completa da cozinha, que recebeu revestimentos e uma bancada em granito, a criação de um espaço de convivência com pergolado, passarelas cobertas na entrada, além de um auditório para eventos e uma área de serviço com tanque e depósito.
Secretária de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu
Foto: Luan Macedo/Seed
“Eu tenho muito orgulho da nossa Secretaria de Educação. Quando fazemos uma entrega, os nossos problemas vão acabando e a gente se revigora, se anima. E faz sentido o trabalho de toda a equipe. Então, que a comunidade aproveite e cuide desse novo espaço”, afirma a secretária de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu.
Os banheiros também receberam reforma e substituição de louças e acessórios, e instalação de divisórias de granito e portas em alumínio. Além disso, houve a revisão geral e pintura com resina da cobertura, troca de forros para peças em PVC, pintura completa da escola e aplicação de piso de alta resistência em resina.
A fachada e os muros do prédio também foram revitalizados para melhor segurança, assim como foram realizadas adequações nos sistemas hidráulico e elétrico, entre outras melhorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa foi a primeira obra em cerca de 22 anos da unidade escolar
Foto: Luan Macedo/Seed
A Escola José Ribeiro Pontes agora conta também com espaços preparados para atividades educacionais diversas, incluindo salas exclusivas para atividades de informática e jogos e também do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para o estudante Arthur Beckman, de 13 anos, que conheceu a estrutura antes da reforma, a escola até parece outra. O aluno do 7º ano leu uma carta de agradecimento ao Governo do Amapá durante a inauguração.
“Era muito quente nesse período de verão, todo mundo acaba ficando muito agitado. É maravilhosa a sensação da escola ser contemplada com essa reforma. Agora vai melhorar a nossa concentração, a nossa atenção nas aulas. A escola está mais bonita e com mais conforto”, diz Arthur.
Estudante Arthur Beckman, de 13 anos
Foto: Joyce Batista/Seed
A cerimônia de entrega contou também com a presença de autoridades e de familiares do patrono da escola, o primeiro educador da comunidade José Ribeiro Pontes. Formada em sua maioria por professores, a família recebeu uma placa simbólica de homenagem póstuma.
Histórico da escola
A trajetória da instituição escolar começou em 1972, em residências cedidas pela comunidade, tendo como professor José Ribeiro Pontes. O prédio próprio da escola, conhecida na época pelo nome de Gurupora, foi entregue à comunidade em 14 de março de 1979, com estrutura em madeira. Em fevereiro de 1994, foi solicitada a mudança de nome para homenagear o primeiro educador da comunidade.
Entre 1995 e 1996, o prédio foi reformado e ampliado. Em 1997, a escola já atendia a 371 alunos, com a oferta de pré-escolar, 1ª a 4ª série e ainda o ensino supletivo. Na época, o foco da instituição não era apenas a educação dos moradores, mas também o incentivo à agricultura local e à prática desportiva.
Em 2003, a escola foi reconstruída em alvenaria, tendo sua estrutura ampliada. Neste período, 304 alunos eram atendidos nas modalidades de ensino atendidas eram ensino fundamental, ensino especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino médio modular (em anexo). Já em 2007, a escola atendia 479 alunos, incluindo estudantes do Projeto Brasil Alfabetizado e do ensino especial, ensino fundamental da 1ª a 8ª série e EJA.
Atualmente, a escola atende 186 alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e ensino médio, oriundos da comunidade local e também de regiões próximas, como São Sebastião, Bom Destino, Sagrado, Alta Floresta, Livramento e ainda moradores ribeirinhos ao longo do Rio Gurupora.
Por Joyce Batista





