(Imagem de arquivo: abertura do Jogos do Ifap 2025/Dicom)
Ifap sedia etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais
Publicidade

Ifap sedia etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais



Mais de 700 estudantes atletas de todos os Institutos Federais da região Norte participarão, de 25 a 29 de agosto, no Amapá, da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2025. A cerimônia oficial de abertura será realizada na segunda-feira (25/8), às 17 horas, no Ginásio Avertino Ramos.

Pela primeira vez realizado no Amapá, o JIF Norte tem organização do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), com apoio do Governo do Amapá. Além do Ifap, participarão o Instituto Federal do Acre (Ifac), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Federal do Pará (IFPA), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Cerca de mil pessoas estarão envolvidas diretamente nas atividades, entre atletas, comissões técnicas e delegações formadas por servidores das instituições participantes, desempenhando funções de acompanhamento, orientação e coordenação das equipes.

As competições ocorrerão em onze modalidades esportivas olímpicas - atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez - e provas paralímpicas, nas modalidades de natação e atletismo, garantindo a participação de estudantes com deficiência.

Os locais de competição serão os seguintes: Ginásio do Campus Macapá, Ginásio Avertino Ramos, Arena Adamor Picanço, piscina olímpica (Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues/Secretaria de Estado de Esporte-Sedel), pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Tênis de Mesa, em Macapá, e Estádio Augusto Antunes, em Santana.

“A realização da etapa Norte no Amapá, pela primeira vez em sua história, representa uma conquista significativa. Além de projetar o estado no cenário esportivo nacional, o evento movimenta a economia local, estimula o sentimento de pertencimento e amplia o reconhecimento do Instituto Federal do Amapá como instituição pública de referência na educação, na cultura e no esporte”, destaca o reitor do Ifap, Romaro Silva.

O Governo do Amapá, por meio da Sedel, tem papel estratégico na realização da Etapa Norte dos JIF 2025. A parceria institucional inclui o investimento direto de R$ 1,500 milhão, alocados por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, para custeio da infraestrutura, bem como a cessão de espaços esportivos públicos — como estádios, ginásios, arenas e piscina olímpica — o apoio logístico necessário para as competições.

Marco histórico

A etapa Norte dos JIF é realizada desde 2004, sendo uma das mais tradicionais do calendário esportivo da Rede Federal. Os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins já sediaram uma ou mais edições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Trata-se de um marco histórico para o Instituto Federal do Amapá e para o estado, consolidando sua posição no cenário esportivo da Rede Federal. A realização dos jogos no Amapá permitirá que a comunidade local se envolva ativamente em atividades esportivas, promovendo um ciclo positivo de desenvolvimento, inclusão social e descoberta de novos talentos”, destacou Romaro Silva.

Além da dimensão esportiva, ressaltou o reitor do Ifap, o JIF representa um meio poderoso de valorização e visibilidade para o estado do Amapá, unindo pessoas em torno de um objetivo comum, independentemente de diferenças étnicas, sociais ou econômicas. É, portanto, uma oportunidade de fortalecimento do sentimento de pertencimento e de promoção da cidadania por meio do esporte.

Saiba mais

Os Jogos dos Institutos Federais são uma competição esportiva estudantil da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que abrange, em todos os estados brasileiros, 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Colégio Pedro II.

O principal objetivo do JIF é incentivar a prática esportiva no ambiente educacional, promovendo valores como saúde, cidadania, ética, cooperação, respeito às diferenças e espírito de equipe. Também contribui para o desenvolvimento de talentos esportivos e para a formação integral dos estudantes, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta pedagógica e de transformação socia

O JIF é organizado em etapas: local, estadual, regional e nacional. Na etapa Norte, cada Instituto Federal realiza seletivas internas e forma sua delegação, composta por alunos-atletas, técnicos e servidores. As disputas seguem regulamentos unificados e contam com arbitragem oficial.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos