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6 estratégias para ter sucesso nas vendas D2C

6 estratégias para ter sucesso nas vendas D2C

Modelo Direct-to-Consumer está em constante crescimento e permite que as marcas se conectem diretamente com seus clientes dentro dos marketplaces; Rodrigo Garcia, da Petina Soluções Digitais, lista estratégias para otimizar vendas.


O mercado de vendas Direct-to-Consumer (D2C) permite que marcas se conectem diretamente com os consumidores e é uma tendência, ganhando mais força a cada dia. No Brasil, o modelo já está consolidado, principalmente com o aumento de vendedores se conectando aos marketplaces.

De acordo com pesquisa recente da Ebit/Nielsen (Webshoppers 46), 50% dos consumidores preferem adquirir produtos via D2C. "O modelo Direct-to-Consumer (D2C), dentro de um marketplace, permite que as marcas se conectem diretamente com seus clientes em uma plataforma que ele já utiliza e confia”, comenta Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais.

“As empresas podem oferecer seus produtos com mais visibilidade, apresentando as últimas tendências do mercado e garantindo uma experiência de compra eficiente e satisfatória”, acrescenta o especialista.

Pensando nisso, Garcia listou 6 medidas para ter sucesso no D2C:

 

Conheça profundamente seu público-alvo

O primeiro passo é conhecer bem seu público-alvo, e isso deve ir além de dados demográficos básicos - envolve entender seus comportamentos, preferências, necessidades e desejos. Esse conhecimento também irá ajudar a escolher o marketplace mais adequado para seus produtos.

“Utilize ferramentas de análise de dados, pesquisas de mercado e feedback dos clientes para escolher a melhor plataforma e campanha de vendas. Os grandes marketplaces conseguem fornecer esses indicativos. Quanto melhor você conhecer seu público, mais assertivas serão suas estratégias de marketing e vendas”, ensina Garcia.

 

Personalize a marca no marketplace

Para destacar sua marca e impulsionar as vendas nos marketplaces, a personalização da página da marca é essencial. “Comece com uma identidade visual impactante, utilizando logotipos, cores e imagens que refletem a essência da marca. Inclua uma descrição alinhada com o que sua marca quer transmitir, ou que conte sua história. A apresentação dos produtos também faz toda a diferença”, diz.

Outra dica do especialista é “organizar os produtos de forma estratégica, com categorias claras e destaque para novidades e ofertas especiais”. “Recomendo aproveitar os recursos oferecidos pelo marketplace, como recomendações personalizadas e promoções exclusivas, e manter a página atualizada com novos lançamentos e feedback dos clientes”, resume Garcia.

 

Invista em marketing digital

O marketing digital é a espinha dorsal das vendas D2C. Por isso, Garcia indica utilizar uma combinação de redes sociais, marketing de conteúdo, ofertas especiais e anúncios pagos para alcançar e engajar seu público.

“Estude as opções de anúncios pagos que o marketplace oferece. Algumas campanhas ajudam a colocar seus produtos em destaque nas páginas de resultados de busca e nas páginas de categorias. Explore também os recursos de destaque ou promoção para aumentar a visibilidade dos seus produtos. Alguns marketplaces permitem que você pague para que seus produtos sejam exibidos em locais privilegiados”, indica Garcia.

 

Ofereça produtos de qualidade

A qualidade dos produtos é uma das chaves para o sucesso em vendas, em qualquer circunstância. Produtos de alta qualidade não só satisfazem os clientes, mas também geram recomendações e avaliações positivas, que são vitais para construir a reputação da sua marca.

“É muito importante certificar-se de que seus produtos atendem ou excedem as expectativas dos clientes, e esteja sempre aberto a feedbacks para melhorias contínuas”, explica.

 

Busque engajar o cliente

Mantenha um bom relacionamento com os compradores, respondendo rapidamente a perguntas e avaliações deixados no marketplace. Eles são o termômetro da satisfação dos clientes e contribuem para o aumento das vendas.“Os feedbacks e avaliações também são importantes para transmitir transparência nas vendas. Clientes satisfeitos tendem a deixar avaliações positivas, o que ajuda não apenas para conquistar novos consumidores, mas também para melhorar seus produtos e serviços”, recomenda Garcia.

 

Analise o mercado e adapte-se

Mesmo em marketplaces, o mercado D2C é dinâmico e competitivo, por isso é essencial analisar constantemente os resultados das suas estratégias e adaptar-se rapidamente às mudanças. Utilizar ferramentas de análise para monitorar o desempenho das vendas, campanhas de marketing e satisfação do cliente são diferenciais. “Esteja sempre atento às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores, e não hesite em ajustar suas abordagens para se manter relevante”, finaliza o executivo da Petina.

Sobre a Petina -Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro, Havaianas, Levi's, Mattel, Alô Bebe (entre outras).

Por Beatriz Bradley




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