Sebrae integra 3º Mutirão Nacional da Rede Pop Rua Jud e amplia ações de cidadania e inclusão produtiva em Macapá

Sebrae integra 3º Mutirão Nacional da Rede Pop Rua Jud e amplia ações de cidadania e inclusão produtiva em Macapá

A iniciativa reuniu instituições do sistema de justiça, poder público e parceiros, para garantir direitos básicos à população em situação de rua.


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) participa do 3º Mutirão Nacional da Rede Pop Rua Jud, realizado em Macapá, e integra uma força-tarefa voltada à garantia de direitos fundamentais da população em situação de rua. A abertura do evento ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Zona Norte de Macapá/AP, nesta quinta (5), às 8h.

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, destacou que o Programa Pop Rua Jud é uma iniciativa grandiosa, capaz de transformar profundamente a realidade de milhares de pessoas em situação de rua.

 

“Combater a pobreza, a marginalização e a dependência química também é papel do Sebrae. Por meio do empreendedorismo, é possível identificar talentos, despertar potenciais e apoiar homens e mulheres para que utilizem seus conhecimentos e habilidades de forma estratégica, abrindo novas possibilidades de renda e autonomia. Estar presente neste programa representa uma das missões mais nobres do Sebrae: contribuir para transformar vidas de maneira definitiva”, disse o presidente, Josiel Alcolumbre.

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Jayme Henrique Ferreira, destacou que o mutirão transforma direitos que antes ficavam apenas no papel em realidade concreta.

 

“Este mutirão, é uma construção coletiva que envolve o Conselho Nacional de Justiça, os tribunais, magistrados, servidores, órgãos parceiros e a sociedade civil organizada, para que a política judiciária chegue de fato às pessoas em situação de vulnerabilidade. O que elas querem é ser ouvidas, cuidadas e respeitadas em sua dignidade humana”, afirmou o presidente do Tjap, Jayme Ferreira.

 

Programa

 

A iniciativa integra a política nacional do Pop Rua Jud, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca promover acesso à justiça de forma humanizada, e assim articular serviços públicos e redes de apoio para atendimento imediato das demandas da população em situação de rua.

 

O coordenador nacional do programa, juiz Marconi Pimenta, destacou que a proposta do mutirão é garantir soluções imediatas para quem vive em situação de vulnerabilidade.

 

“Estamos nas ruas desde a madrugada para assegurar direitos a pessoas que muitas vezes se sentem invisíveis. Aqui, as portas da justiça se abrem de forma concreta, com emissão de documentos, atendimentos judiciais, acesso à saúde, assistência social e oportunidades de trabalho e renda. A ideia é criar pontes entre as instituições e garantir dignidade agora, porque quem está na rua não pode esperar”, afirmou o juiz Marconi Pimenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Atendimento

 

Os atendimentos ao público ocorreram no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Norte), das 7h30 às 17h. O Sebrae atuou por meio da Carreta Empreendedora, e ofertou serviços de formalização de negócios, abertura de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), parcelamento de débitos, além de palestras e capacitações voltadas à organização financeira, empreendedorismo e geração de renda.

 

O mutirão, também reuniu instituições do sistema de justiça, órgãos públicos e parceiros para oferta de serviços como emissão de certidões civis, documentos de identidade, audiências judiciais, regularização de benefícios sociais, atendimentos de saúde e encaminhamentos para programas sociais e habitacionais, para fortalecer a atuação interinstitucional.

 

Realização

 

A ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça Federal do Amapá (Jfap), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tribunal do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-Ap), em parceria com a Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR) e Governo do Estado do Amapá (GEA).

 

Estiveram presentes o ouvidor-geral do Tjap, desembargador Adão Carvalho; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes; a secretária de Assistência Social do Estado, Aline Gurgel, que representou o Governo do Estado; o juiz federal substituto Fernando Eduardo Hack, representante da Justiça Federal, e da juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá, Núbia Guedes.

 

Compareceram também o promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, que representou o MP-AP; o presidente da OAB/AP, Israel da Graça; a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Gurgel, que representou a PMM; o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Pedro Da Lua; e coordenador do Movimento da População de Rua do Amapá, Reginaldo Magalhães.

Publicidade

Veja fotos

Sebrae integra 3º Mutirão Nacional da Rede Pop Rua Jud e amplia ações de cidadania e inclusão produtiva em Macapá

Sebrae Isabel Ubaiara 3º Mutirão Nacional Pop Rua Jud (3)

Sebrae Isabel Ubaiara 3º Mutirão Nacional Pop Rua Jud (2)

Sebrae Isabel Ubaiara 3º Mutirão Nacional Pop Rua Jud (0)

Sebrae Isabel Ubaiara 3º Mutirão Nacional Pop Rua Jud (10)



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos