Waldemir Barreto/Agência Senado
Teresa Leitão aponta consenso no Senado para avanço do novo Plano Nacional de Educação em 2026

Teresa Leitão aponta consenso no Senado para avanço do novo Plano Nacional de Educação em 2026

Senadora e deputada Renata Abreu, integrantes da FPeduQ, acompanham pautas estruturantes para qualidade e formação cidadã.


A educação deve ocupar posição central na agenda do Senado Federal em 2026, com a tramitação de propostas estruturantes que impactam diretamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o planejamento do setor para a próxima década. Entre os principais temas estão o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e projetos voltados à formação cidadã no ambiente escolar.

Presidente da Comissão de Educação, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) afirmou que o PNE será a primeira pauta do colegiado no início do próximo ano e destacou a existência de consenso político para o avanço do debate no Congresso Nacional.

“O principal tema, logo no início de 2026, será, sem dúvida, o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos pelos entes federativos. Isso já está pacificado entre todos os atores da educação, inclusive com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o ministro da Educação, Camilo Santana. Será a nossa primeira pauta”, declarou a parlamentar.

Além do PNE, aguarda deliberação do Senado o Projeto de Lei nº 4.088/2023, originado do PL nº 1.108/2015, de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP). A proposta altera a LDB para instituir a disciplina Educação Política e Direitos do Cidadão como componente obrigatório no Ensino Fundamental e Médio. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2023 e está pronto para votação em plenário.

Para Renata Abreu, o projeto amplia o papel da escola na formação democrática e no fortalecimento da cidadania. “Educação é o maior investimento que um país pode fazer. Precisamos garantir uma educação de qualidade, que forme cidadãos, reduza desigualdades e prepare o Brasil para os próximos dez anos”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Teresa Leitão e Renata Abreu integram a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), que acompanha de forma contínua pautas estruturantes voltadas à qualidade, inclusão e segurança jurídica no setor educacional.

A expectativa é que 2026 marque o avanço de marcos fundamentais para o planejamento educacional do país, com a consolidação do novo PNE como instrumento orientador das políticas públicas e a ampliação do debate sobre cidadania e direitos no currículo escolar.

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos