Imagem de Mario Barila para Exposição
Fotógrafo e ambientalista Mário Barila realiza ações socioambientais no Amapá em parceria com o Instituto Casa Verde

Fotógrafo e ambientalista Mário Barila realiza ações socioambientais no Amapá em parceria com o Instituto Casa Verde

Projeto prevê criação de viveiro de mudas amazônicas, registros fotográficos, mobilização social e reflexão sobre o uso dos royalties do petróleo.


O fotógrafo e ambientalista Mário Barila estará em Macapá entre os dias 1º e 10 de fevereiro para desenvolver uma série de ações socioambientais em parceria com o Instituto Casa Verde, organização liderada pela ambientalista Ana Pires. A iniciativa integra o Projeto Água Vida, idealizado por Barila, que atua em diferentes biomas brasileiros com foco em preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e mobilização social.

 

A escolha do Amapá ocorre em um momento estratégico, diante do avanço das discussões sobre a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas e os impactos socioambientais associados a essa atividade. Com a perspectiva de ingresso de recursos provenientes de royalties e compensações financeiras, o projeto busca estimular ações práticas e o debate sobre o uso responsável desses recursos em benefício da população e do meio ambiente.


“Mais do que discutir o petróleo em si, é fundamental pensar no legado que esses recursos podem deixar. Investir em meio ambiente, educação e recuperação de áreas degradadas é investir no futuro da população amazônica”, afirma Mário Barila.


Entre as atividades previstas está a criação de um viveiro para produção de mudas de árvores amazônicas, que serão utilizadas em ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. O Instituto Casa Verde também desenvolve projetos de apicultura, com a criação de diferentes espécies de abelhas nativas da Amazônia, além de iniciativas voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento comunitário.


Durante a passagem por Macapá, Barila realizará registros fotográficos das paisagens naturais do estado e um ensaio artístico com um casal de bailarinos tendo como cenário o lixão municipal da capital. A proposta é chamar atenção para a necessidade de encerramento definitivo do lixão, conforme determina a legislação ambiental, e reforçar a urgência de soluções estruturais para uma demanda histórica da população local, especialmente das comunidades ribeirinhas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A parte fotográfica da viagem inclui uma visita ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, maior unidade de conservação do país, que será acessado pelo lado da Serra do Navio, de onde o fotógrafo seguirá de canoa pelo coração da floresta amazônica.


O projeto também contempla a abertura de uma exposição fotográfica com 10 imagens de Mário Barila, selecionadas entre centenas de registros de seu acervo, que retratam paisagens naturais, questões ambientais e a relação entre o ser humano e a natureza. A vernissage acontece no dia 4 de fevereiro, a partir das 17 horas, no Instituto Casa Verde, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 1197, bairro Central, e a entrada é gratuita.

 

Todas as atividades são custeadas com recursos próprios do fotógrafo e ambientalista e têm como objetivo contribuir para o fortalecimento de iniciativas locais, além de ampliar o debate sobre a destinação responsável dos recursos oriundos da exploração econômica na região amazônica.


Sobre o Projeto Água Vida

Criado, em 2014m pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, o Projeto Água Vida tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação ambiental, educação ecológica e resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida no planeta. As ações são financiadas pela venda das fotos de Barila e por doações de parceiros, garantindo a continuidade de projetos em diferentes biomas brasileiros.  Economista de formação, Mário Barila se dedicou à fotografia, sua paixão desde a adolescência, e ao se aposentar aprofundou seus estudos com o renomado fotógrafo Araqu&eacute ;m Alcântara, conhecido por retratar a fauna e flora do Brasil. Sensibilizado com as questões ambientais e sociais observadas em suas viagens pelo país e exterior, Barila utiliza a fotografia como ferramenta de conscientização ambiental, registrando espécies ameaçadas, a realidade das comunidades locais e a luta pela preservação da vida e do planeta. Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com suas iniciativas podem acessar o site ou o perfil no Instagram @mariobarilafilho.

Publicidade

Veja fotos

Imagem de Mario Barila para Exposição
Fotógrafo e ambientalista Mário Barila realiza ações socioambientais no Amapá em parceria com o Instituto Casa Verde

Imagem de Mario Barila para Exposição

Imagem de Mario Barila para Exposição

Imagem de Mario Barila para Exposição

Imagem de Mario Barila para Exposição

CONVITE abertura exposição fotógrafo Mário Barila



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos