CEA Equatorial inicia obras da Subestação de Energia Amazonas, na Zona Norte de Macapá

CEA Equatorial inicia obras da Subestação de Energia Amazonas, na Zona Norte de Macapá

Empreendimento vai ampliar em 25% a capacidade de distribuição de energia na região.


A CEA Equatorial iniciou as obras de construção da Subestação de Energia Amazonas, localizada na Zona Norte de Macapá, um investimento estratégico voltado ao fortalecimento do sistema elétrico e à melhoria da qualidade do fornecimento de energia na capital. O empreendimento faz parte do plano de modernização da rede elétrica executado pela concessionária em todo o estado.

A nova subestação está sendo construída em uma área estratégica da Zona Norte, próxima a importantes eixos viários, como a BR-156 e a Rodovia AP-020.

A estrutura contará com um transformador de 20/26 MVA e cinco alimentadores, responsáveis por distribuir a energia para os bairros atendidos. Com a entrada em operação da Subestação Amazonas, haverá um aumento de 25% na capacidade de distribuição de energia, garantindo mais estabilidade ao sistema e maior segurança no fornecimento.

A obra vai beneficiar diretamente cerca de 25 mil unidades consumidoras, o que representa aproximadamente 100 mil pessoas, considerando uma média de quatro moradores por residência. Entre os bairros atendidos estão Brasil Novo, Jardim Felicidade, Ipê, Morada das Palmeiras, Amazonas, Infraero II, além de áreas localizadas ao longo da BR-156 e da Rodovia AP-020.

O investimento total na construção da Subestação Amazonas é de mais de R$ 19 milhões. Além da construção da subestação, o projeto inclui obras que vão reforçar a ligação da SE Amazonas ao sistema elétrico que abastece a capital. Na prática, isso significa que a nova subestação poderá receber energia por mais de um caminho, a partir de duas subestações principais que abastecem Macapá através do Linhão de Tucuruí.

Com a construção de cerca de 1,5 quilômetro de novas linhas, a Subestação Amazonas passa a ter uma ligação dupla com o sistema de transmissão, o que aumenta a segurança do fornecimento. Dessa forma, se houver qualquer problema em uma dessas fontes, a outra consegue manter o abastecimento, reduzindo o risco de interrupções para a população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é que a Subestação de Energia Amazonas seja concluída no primeiro semestre de 2026, consolidando mais um avanço nos investimentos da CEA Equatorial para fortalecer o fornecimento de energia em Macapá.

Segundo o gerente de obras da CEA Equatorial, Alexandre Lima, a Subestação Amazonas foi projetada para atender não apenas a demanda atual, mas também o crescimento da região nos próximos anos.

“A Subestação Amazonas é uma obra estratégica para o sistema elétrico de Macapá. Ela foi dimensionada para ampliar a capacidade de distribuição, reduzir sobrecargas e garantir mais estabilidade ao fornecimento de energia, especialmente em uma região que vem apresentando crescimento urbano significativo”, explica.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

Publicidade

Veja fotos

CEA Equatorial inicia obras da Subestação de Energia Amazonas, na Zona Norte de Macapá




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos