Projeto ALI Educação Empreendedora encerra ciclo 2025 em 51 escolas de Macapá e Santana
- Isadora Castro
- 13/12/2025
- Empreendedorismo
O objetivo do Sebrae é promove a disseminação da cultura empreendedora, o pensamento inovador nas escolas e o desenvolvimento de competências importantes entre estudantes e educadores.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), celebrou os resultados e o acompanhamento de 51 escolas estaduais de Macapá e Santana, que concluíram o ciclo 2025, do Agente Local de Inovação (ALI) Educação Empreendedora, um programa que leva inovação e empreendedorismo para dentro das escolas públicas, capacita professores para integrar essas práticas no currículo. A celebração, ocorreu na sede da instituição em Macapá, no Auditório Campus do Laguinho, nesta terça (9), das 8h às 11h30.
A diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, destacou que o Agente Local de Inovação (ALI) Educação Empreendedora, desenvolve nos estudantes habilidades de criatividade, autonomia e protagonismo para um projeto de vida, transforma o ambiente escolar em um espaço de criação de projetos de impacto e sustentabilidade; e o compromisso e esforço dos gestores, professores, e colaboradores do projeto, que participaram da cerimônia e compartilharam em sala de aula histórias, experiências e aprendizado.
“É importante reconhecer que o Sebrae só conseguiu chegar às escolas e implementar este programa porque os educadores, acreditaram na proposta desde o início. São os verdadeiros responsáveis pela efetividade desse trabalho, um programa tão relevante para o Sebrae, para a educação e, principalmente, para as crianças e jovens que o acessam”, afirmou a diretora, Suelem Amoras.
O evento buscou estreitar o relacionamento com as escolas acompanhadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) da Educação Empreendedora, proporcionar momentos de integração, compartilhamento de experiências e aprendizados para os participantes, com destaque para a importância da implementação da inovação na gestão escolar e na prática pedagógica dos professores.
Parceiros
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia do Projeto ALI Educação Empreendedora é uma realização do Sebrae no Amapá com apoio do Sistema de Gestão Escolar (Proesc), Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed), e da Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed).
O próximo ciclo inicia em fevereiro de 2026, as escolas interessadas já podem procurar a Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae.
A Cerimônia de Encerramento do Ciclo 2025 – Projeto ALI Educação Empreendedora, foi coordenado pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae (UEE), Maikon Richardson e pela gestora estadual do Projeto Educação que Transforma, Marília Correia; e contou com as presenças da secretária adjunta de Estado de Educação (Seed), Sandra Casimiro; diretores, pedagogos e professores das escolas que foram acompanhadas pelo Projeto Agente Local de Inovação – Educação Empreendedora – Ciclo 2025.
