Santana alcança liderança estadual em fluência leitora e reafirma compromisso com a educação
- Renata Rodrigues
- 06/12/2025
- Educação
O município de Santana consolidou-se como referência em leitura no Amapá, conquistando o 1º lugar em fluência leitora no ranking estadual que avalia estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Esse resultado expressivo reforça o compromisso do município com a qualidade do ensino e com a garantia do direito à alfabetização na idade certa.
Durante o evento de comemoração pelos seis anos do Regime de Colaboração – Colabora Amapá Educação e Programa Criança Alfabetizada, a Secretaria de Estado da Educação apresentou aos 16 municípios os resultados das avaliações de 2025, revelando importantes avanços no processo de alfabetização a nível estadual.
De acordo com Amarilson Guilherme do Amaral, secretário municipal de Educação, o resultado é fruto do trabalho conjunto da gestão municipal, órgãos parceiros e empenho dos profissionais da educação que atuam nas escolas.
“A gestão Bala Rocha e Isabel Nogueira segue transformando a educação municipal por meio do empenho dos profissionais e da parceria com toda a comunidade escolar, além do trabalho conjunto entre os Poderes Executivo e Legislativo, instituições públicas, entidades sindicais e instâncias de controle social. Seguiremos rumo a mais conquistas”, afirmou o secretário municipal de Educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse cenário, Santana se sobressai novamente ao alcançar o primeiro lugar estadual, com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa. Anteriormente, Santana já havia alcançado 13,52 pontos em relação a 2023, ultrapassando a meta estipulada para 2025, de acordo com os resultados da Avaliação da Alfabetização no Brasil em 2024, divulgados pelo Ministério da Educação, dando a Santana o status de município da região Norte com maior crescimento percentual no Índice de Competência em Alfabetização (ICA).
Esse marco reforça o protagonismo do município na promoção da leitura e no desenvolvimento integral dos estudantes, consolidando Santana como referência em alfabetização no Amapá.
