Crédito: Sharlot Sandim/Seed
Governo do Amapá participa de capacitação da Confederação Nacional de Municípios para aprimorar práticas educacionais no estado
Publicidade

Governo do Amapá participa de capacitação da Confederação Nacional de Municípios para aprimorar práticas educacionais no estado

Encontro de dois dias reúne prefeitos, secretários e técnicos para discutir responsabilidades, financiamento e novas diretrizes da educação pública.


Prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos das redes de ensino do Amapá estão participando de mais uma edição do Conexão CNM, capacitação promovida pela Confederação Nacional de Municípios. O evento, que iniciou na manhã desta quinta-feira, 4, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), reúne gestores de todo o estado para uma imersão voltada ao desenvolvimento profissional, qualificação das práticas administrativas e fortalecimento da educação pública.

Os participantes têm acesso a palestras e orientações técnicas sobre temas fundamentais para o aprimoramento da gestão educacional, com foco em boas práticas, financiamento, legislação e responsabilidades dos entes federados. O evento encerra nesta sexta-feira, 5 de dezembro.

O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, que esteve presente no encontro, reforçou o compromisso do Governo do Amapá com a formação continuada dos gestores municipais.

“A participação dos municípios é essencial para consolidarmos uma educação pública eficiente e de qualidade. Esses debates atualizam, orientam e preparam nossas equipes para implementar políticas educacionais com responsabilidade, legalidade e foco no aprendizado. O Governo do Amapá segue apoiando todas as iniciativas que ampliem a capacidade técnica das redes de ensino", afirmou.

Evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos das redes de ensino do Amapá
Evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos das redes de ensino do Amapá
Foto: Sharlot Sandim/Seed

A gerente de Avaliação da Seed, Renilda Pantoja, destacou a importância da participação conjunta dos municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse é um momento estratégico para alinharmos informações, fortalecermos a gestão e garantirmos que todos os municípios tenham clareza sobre as regras, responsabilidades e oportunidades de financiamento. A educação do Amapá só avança quando caminhamos de forma integrada", disse.

Entre os eixos de discussão estão:

  • Responsabilidades dos municípios na oferta da educação escolar;
  • Sistema Municipal de Ensino ou rede municipal integrada ao Sistema Estadual de Ensino e Conselho Municipal de Educação;
  • Fundeb, ICMS educacional e o piso do magistério;
  • Cesta de receitas dos fundos estaduais, matrículas e ponderações;
  • Complementação da União ao Fundeb (VAAF, VAAT e VAAR);
  • Subvinculações do Fundeb (70% para pagamento de pessoal, percentual para Educação Infantil e 15% para despesas de capital da complementação VAAT);
  • EC 135/2024, que regulamenta o Ensino em Tempo Integral, e as mudanças previstas no Fundeb para 2025 e 2026;
  • ICMS educacional;
  • Debate sobre o critério de reajuste do piso nacional do magistério.

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos