Força e superação: Amapá encerra participação nas Paralimpíadas Escolares com seis medalhas, em São Paulo
- Lana Caroline
- 01/12/2025
- MEDALHAS GARANTIDAS
O Time Amapá encerrou a participação nas Paralimpíadas Escolares 2025, em São Paulo, com resultados que reforçam o crescimento do paradesporto no estado. Os amapaenses conquistaram seis medalhas, quatro de bronze e duas de prata, nas modalidades natação, tênis de mesa e parabadminton. O saldo demonstra dedicação, evolução técnica e o impacto positivo dos investimentos do Governo do Amapá voltados aos atletas com deficiência. A secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, ressaltou o significado desses resultados para o esporte inclusivo no estado. “Essas medalhas representam muito mais do que conquistas individuais. Elas mostram que o Amapá está no caminho certo ao fortalecer o paradesporto, garantindo oportunidades reais para nossos atletas com deficiência.” Ao todo, o Amapá participou do segundo bloco da competição com 28 pessoas, incluindo atletas com deficiência, staffs e técnicos, nas modalidades de bocha paralímpica, parabadminton, natação e tênis de mesa. O Governo do Estado forneceu as passagens e também entregou agasalhos e uniformes completos, garantindo conforto e identidade durante as competições. Na Bocha Paralímpica, os atletas com deficiência mostraram empenho e muita precisão em cada jogada Na Bocha Paralímpica, os atletas com deficiência mostraram empenho e muita precisão em cada jogada Foto: Lana Caroline O coordenador de paradesporto, Luiz Silva, destacou o avanço da delegação nesta edição. “Estamos muito orgulhosos da participação dos nossos atletas. O desempenho em São Paulo mostra a evolução técnica e emocional desses jovens, que se dedicaram intensamente a cada prova.” Confira os medalhistas Prata Pedro Yago Cardoso Ribeiro, da Escola Estadual Benigna Moreira de Souza – Classe SH6 – Parabadminton Marcos Boaz Serrão de Souza, da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto – Classe WH2 – Parabadminton Pedro Yago conquistou prata no Parabadminton Pedro Yago conquistou prata no Parabadminton Foto: Cássio MadureiraMarcos Boaz também foi medalhista no parabadminton Marcos Boaz também foi medalhista no parabadminton Foto: Lana Caroline Bronze Anna Beatriz Gomes Sampaio, da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto – Classe S9 – Natação (100m rasos e 50m rasos) Anna Beatriz conquistou duas medalhas de bronze na natação Anna Beatriz conquistou duas medalhas de bronze na natação Foto: Lana Caroline Dielem Abreu Martins, da Escola Estadual Elizabeth Picanço Esteves – Classe 6 – Tênis de mesa Dielem Abreu conquistou dois bronzes no Tênis de mesa Dielem Abreu conquistou dois bronzes no Tênis de mesa
O Time Amapá encerrou a participação nas Paralimpíadas Escolares 2025, em São Paulo, com resultados que reforçam o crescimento do paradesporto no estado. Os amapaenses conquistaram seis medalhas, quatro de bronze e duas de prata, nas modalidades natação, tênis de mesa e parabadminton.
O saldo demonstra dedicação, evolução técnica e o impacto positivo dos investimentos do Governo do Amapá voltados aos atletas com deficiência.
A secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, ressaltou o significado desses resultados para o esporte inclusivo no estado.
“Essas medalhas representam muito mais do que conquistas individuais. Elas mostram que o Amapá está no caminho certo ao fortalecer o paradesporto, garantindo oportunidades reais para nossos atletas com deficiência.”
Ao todo, o Amapá participou do segundo bloco da competição com 28 pessoas, incluindo atletas com deficiência, staffs e técnicos, nas modalidades de bocha paralímpica, parabadminton, natação e tênis de mesa. O Governo do Estado forneceu as passagens e também entregou agasalhos e uniformes completos, garantindo conforto e identidade durante as competições.

O coordenador de paradesporto, Luiz Silva, destacou o avanço da delegação nesta edição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos muito orgulhosos da participação dos nossos atletas. O desempenho em São Paulo mostra a evolução técnica e emocional desses jovens, que se dedicaram intensamente a cada prova.”
Confira os medalhistas
Prata
- Pedro Yago Cardoso Ribeiro, da Escola Estadual Benigna Moreira de Souza – Classe SH6 – Parabadminton
- Marcos Boaz Serrão de Souza, da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto – Classe WH2 – Parabadminton


Bronze
- Anna Beatriz Gomes Sampaio, da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto – Classe S9 – Natação (100m rasos e 50m rasos)

- Dielem Abreu Martins, da Escola Estadual Elizabeth Picanço Esteves – Classe 6 – Tênis de mesa

