“Uma ação que facilita a vida da comunidade”, disse Josiele, moradora do bairro Novo Buritizal durante a 2ª edição do Mobiliza Macapá
- Redação
- 22/11/2025
- Ação social
Com mais de 6 mil atendimentos na primeira edição, o Mobiliza voltou a reunir diversos serviços da gestão, e dessa vez na Creche Municipal Tia Chiquinha, na Zona Sul da cidade.
A 2ª edição do Mobiliza Macapá aconteceu neste sábado (22), das 8h às 12h, na Creche Municipal Tia Chiquinha, em frente ao Conjunto Habitacional Açucena. O programa integra 17 secretarias em ações mensais com uma série de serviços e atendimentos, aproximando a gestão pública da população macapaense.
Com mais de 6 mil atendimentos em sua primeira edição, o Mobiliza Macapá se consolida como um grande movimento de cuidado e valorização da população. A iniciativa une serviços de saúde e cidadania, empreendedorismo, esporte e lazer, garantindo a integração comunitária.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), a ação tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a gestão pública e a comunidade, promovendo bem-estar em um só lugar.
Josiele Silva da Silva, de 33 anos, moradora do bairro Novo Buritizal, aproveitou o sábado para realizar um check-up de saúde.
“Encontrar um espaço onde a gente pode resolver tanta coisa só de uma vez, sem dúvidas, é uma grande oportunidade. Essa ação facilita a vida da gente e faz com que mais pessoas recebam os cuidados e serviços que realmente precisam”, disse.

“O Mobiliza foi criado justamente para facilitar o acesso da população aos serviços que, muitas vezes, não conseguem ser realizados durante a semana, oferecendo praticidade, agilidade e acolhimento. Nosso objetivo é garantir que a comunidade tenha a oportunidade de receber os cuidados que precisa”, destacou Drª Rayssa Furlan, Secretária Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) e idealizadora do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os serviços ofertado:
Saúde:
Durante a ação, a comunidade teve acesso a vacinação, testes rápidos para IST, atendimentos médicos, consultas psicológicas e nutricionais, triagem para DIU, coleta laboratorial, peso do bolsa, massoterapia, enfermagem, dispersão de medicamentos e atendimento odontológico.
A programação também incluiu serviços de saúde animal, com vacinação antirrábica, cadastro para castração, testes veterinários e orientações.
Cidadania:
Na área da cidadania e assistência social, os moradores participaram de rodas de conversa, escuta psicológica e receberam orientação jurídica, além de realizarem serviços como CadÚnico, tarifa social, carteira do idoso, orientações sobre benefícios, auxílio funeral, cadastro imobiliário, emissão de alvarás, parcelamento de IPTU, nota fiscal, informações sobre licenciamento ambiental e o programa Descarta Treco.
Esporte e lazer:
As famílias aproveitaram também atividades de esporte, lazer e educação ambiental, como brincadeiras recreativas, futebol de travinha e jogos educativos. A ação contou ainda com colmeia demonstrativa, distribuição de kits ecológicos e o CityTour Panorâmico.
Empreendedorismo:
O público teve acesso a oficinas de tranças, feira da agricultura familiar e cursos gratuitos com certificado, fortalecendo oportunidades para produtores e empreendedores locais.
