Crédito: Jessé Matos/Agência Grito
Governo do Amapá e TRT-8 fortalecem parceria no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas
Publicidade

Governo do Amapá e TRT-8 fortalecem parceria no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas

Encontro reforça cooperação para garantir direitos humanos e promover políticas de proteção ao trabalhador.


O governador Clécio Luís recebeu nesta quinta-feira, 6, no Palácio do Setentrião, as desembargadoras do Trabalho Suzy Elizabeth Cavalcante Koury e Maria de Nazaré Medeiros Rocha, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação institucional entre o Governo do Amapá e o TRT-8 para erradicar o trabalho escravo contemporâneo, combater o tráfico de pessoas e proteger trabalhadores.

“O enfrentamento ao trabalho escravo e à exploração laboral exige união de esforços. Essa parceria com o TRT-8 reforça nosso compromisso de assegurar os direitos humanos e com a construção de um mercado de trabalho mais justo e seguro para todos, sobretudo para este novo momento econômico do Amapá. Queremos transformar o Amapá no melhor exemplo para o mundo em constituir uma nova matriz econômica capaz de financiar desenvolvimento social”, afirmou Clécio Luís.

Mobilizadoras do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, as desembargadoras compartilharam ações conjuntas que podem ser promovidas no Amapá.

Governador Clécio Luís destacou novo momento econômico que será vivido pelo Amapá
Governador Clécio Luís destacou novo momento econômico que será vivido pelo Amapá
Foto: Max Renê/GEA

A visita das desembargadoras ocorre em continuidade ao Workshop “Os desafios dos migrantes no mercado de trabalho da Amazônia Oriental”, realizado em julho, em Macapá, e à assinatura do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que contou com a presença de representantes do Governo do Estado, do Poder Judiciário e de diversas instituições públicas.

A desembargadora Suzy Koury parabenizou o Governo do Amapá ter assinado o pacto federativo para a erradicação do trabalho escravo e ressaltou que o contexto amazônico demanda atenção especial devido às vulnerabilidades enfrentadas por trabalhadores migrantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Amazônia apresenta desafios complexos, que só podem ser superados com diálogo e integração entre as instituições. Foi muito importante o Governo do Amapá dar esse espaço para nós”, destacou.

Encontro com desembargadoras do Trabalho destaca união de forcas para o combate à escravidão
Encontro com desembargadoras do Trabalho destaca união de forcas para o combate à escravidão
Foto: Max Renê/GEA

Tratando também dos empregos gerados pela exploração e futura produção de petróleo na costa amapaense, o encontro foi acompanhado por equipes técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos, criada pelo governador Clécio Luís este ano, da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O encontro marcou mais um passo para ampliar políticas de trabalho decente e fortalecer a rede de proteção social no Amapá, com foco na prevenção de práticas de exploração e na promoção da dignidade humana.

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos