Crédito: Rodrigo Abreu/Sesa

"A radioterapia que está chegando é uma bênção", celebra paciente em tratamento oncológico no Amapá

Silvestre Mendonça, de 60 anos, luta contra um câncer no intestino e vê na chegada do 1º Centro de Radioterapia um avanço na saúde do estado.


Há seis anos, o amapaense Silvestre Mendonça, de 60 anos, descobriu um câncer no intestino. Foram meses de medo, incertezas e força para encarar o tratamento. “Fiz 15 sessões de quimioterapia. Graças a Deus e à equipe da Unacon, consegui vencer essa fase. Hoje só faço acompanhamento anual”, conta ele, emocionado.

Silvestre é um dos muitos pacientes que veem na chegada do primeiro Centro de Radioterapia do Governo do Estado, uma nova chance de conforto e dignidade.

"Essa radioterapia que está chegando é uma bênção. Vai ser um alívio pra quem não tem condições de viajar pra outro estado. A gente sabe o quanto é difícil sair de casa, deixar a família, tudo por causa do tratamento. É uma vitória pra todos nós. Essa conquista é de quem luta, de quem não desiste. O tratamento ficando aqui, o coração da gente fica mais leve", desabafa.

O centro vai oferecer, pela primeira vez na rede pública de saúde do estado, o tratamento radioterápico gratuito e de alta tecnologia, complementando o atendimento já feito pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima.

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)
Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Na Unacon, diariamente são realizadas uma média de 38 a 40 sessões de quimioterapia, além de hormonioterapia, cirurgias e acompanhamento ambulatorial. É o principal espaço de referência para quem enfrenta o câncer no Amapá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu só tenho gratidão. Fui bem tratado, bem acolhido. Agora, com essa radioterapia, muita gente vai poder realizar o tratamento inteiro aqui mesmo, sem precisar ir embora para outro estado", comemora Silvestre.

Instalado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá, o novo centro vai reduzir a necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantindo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias.

A unidade segue padrões rigorosos de segurança e vai ajudar o estado a cumprir a Lei dos 60 dias, que assegura o início do tratamento oncológico pelo SUS dentro desse prazo após o diagnóstico.

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos