CEA Equatorial anuncia instalação de energia solar e novas centrais de ar na Catedral de São José em Macapá
- Redação
- 05/11/2025
- Energia
Projeto E+ Energia do Bem leva sustentabilidade e conforto aos fiéis de uma das igrejas mais tradicionais da capital.
A Catedral de São José, localizada no Centro de Macapá, um dos principais símbolos de fé e patrimônio histórico do Amapá, vai receber um sistema de energia solar e novas centrais de ar por meio do projeto E+ Energia do Bem, da CEA Equatorial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, durante uma missa realizada na catedral.
A iniciativa vai tornar o espaço mais sustentável e econômico, reduzindo o consumo de energia elétrica e garantindo maior conforto térmico aos fiéis que participam das celebrações. A previsão é que a obra seja concluída até o mês de março de 2026, em tempo para a festa do padroeiro de Macapá, São José, comemorada no dia 19 de março.
O diretor-presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, destacou o compromisso da distribuidora em promover ações que unem eficiência energética e responsabilidade social.
“Estou muito feliz em anunciar o investimento do projeto de eficiência energética que é a climatização da catedral mais a geração solar que vai permitir que a catedral tenha um conforto térmico sem aumentar o consumo de energia. Agradeço ao Bispo Dom Antônio pela parceria, pela abertura da casa de Deus para que pudéssemos fazer mais um grande trabalho voltado para o social aqui no Amapá”, afirmou.
Para o bispo da Diocese de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro, a parceria representa um grande feito também para a comunidade que é atendida.
“Aproveitamos para agradecer à CEA Equatorial por te abraçado esse projeto social para o investimento de placas solares aqui na catedral. Vai ser de grande benefício para a Diocese, pois a sede é articuladora de grandes projetos sociais que envolve muitas pessoas de muitos municípios e quanto mais economizarmos, será melhor para as crianças e idosos que atendemos”, disse.
E+ Energia Voluntária
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Projeto E+ Energia do Bem é uma iniciativa do Grupo Equatorial Energia que incentiva o uso de energia limpa e sustentável. No Amapá, a ação já beneficiou locais como a Casa da Hospitalidade, em Santana, que reduziu cerca de 40% da conta de energia; a APAE da cidade de Laranjal do Jari, que ganhou sistema solar com 40 placas e substituição de luminárias LED, com redução de até 80% nos custos com energia; e a Igreja Matriz de Santana, que também recebeu o sistema fotovoltaicos além de melhorias na climatização.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve presente e também apoiou a iniciativa.
“Nós estamos aqui para dar apoio a esse grande projeto da CEA Equatorial com o Bispo Dom Antônio. Todo o custo necessário para a climatização e a geração de energia, além da manutenção está garantida pela distribuidora. Quero parabenizar a catedral pelo grande projeto e agradecer à CEA Equatorial pela obra”, disse.
Comunicação Grupo Equatorial Amapá
