FITec Labs leva soluções tecnológicas, aplicadas a diversas áreas, durante evento em Manaus
- Redação
- 05/11/2025
- Tecnologia
Produtos como o DIN (dispositivo que emite alertas individualizados de enchentes ou rompimentos de barragens), o Black Box (solução voltada a eficiência e a segurança em ambiente de mineração) e o LEWAIS (sistema de alertas de descargas atmosféricas para trabalhadores em campo aberto), serão mostrados para o público no II Encontro com Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório da SUFRAMA, em Manaus.
A FITec Labs selecionou pelo menos cinco inovações tecnológicas desenvolvidas com empresas públicas e privadas - e que já estão em uso - para apresentar ao público participante do II Encontro com Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá que será realizado no auditório da SUFRAMA, em Manaus, nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de novembro). Três das inovações selecionadas são aplicáveis a área da mineração: o DIN,um produto desenvolvido para aplicação em áreas de usinas hidrelétricas, se aplica à mineração e trata-se de um dispositivo que fica nas residências e que emite alertas sonoros e visuais no caso de risco de enchentes ou rompimentos de barragens; o Black Box, permite a conexão de caminhões autônomos, escavadeiras e perfuratrizes à rede 5G privada da mineradora, permitindo que sejam monitorados e operados remotamente com alta precisão e segurança; e o LEWAIS, um sistema de alertas de descargas atmosféricas sustentado por algoritmos de Inteligência Artificial (IA) que contribui para a segurança das equipes de campo que trabalham a céu aberto.
Para o varejo brasileiro, será demonstrado um importante e moderno sistema de videomonitoramento, desenvolvido com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A tecnologia utiliza recursos avançados de IA para identificar, em tempo real, comportamentos suspeitos, reconhecimento facial e gestual, além de ações fora do padrão que podem indicar tentativas de furto em lojas e outros tipos de estabelecimentos varejistas. A partir de câmeras estrategicamente instaladas, o sistema é capaz de detectar objetos, rastrear indivíduos com determinados acessórios (capuz, armas etc.) e monitorar a movimentação de produtos de alto valor nas prateleiras e gôndolas.
Já no contexto da manufatura avançada, para a Indústria 4.0, a FITec Labs desenvolveu e implantou em seu laboratório, uma plataforma de manufatura de referência, em escala para simular e aperfeiçoar processos produtivos no “chão de fábrica”. Essa infraestrutura permite criar um ambiente altamente controlado e tecnológico com o objetivo de exercitar e aperfeiçoar soluções que visão a eficiência operacional, a precisão nas etapas de produção, melhorar o controle de qualidade dos produtos e reduzir erros ou interferências humanas na linha de montagem. A FITec Labs inaugurou, na semana passada, as novas instalações da sua unidade de pesquisas em Manaus (Av. Dr Theomario Pinto da Costa, 472, Chapada), reforçando o seu importante papel no desenvolvimento de produtos em diversas modalidades para a transformação da sociedade por meio da tecnologia. “Esse novo espaço foi cuidadosamente planejado para favorecer o bem-estar e permitir o pleno desenvolvimento das atividades de cada profissional, reforçando nosso compromisso com a excelência, a inovação e o cuidado com as pessoas, sendo mais um passo importante na nossa jornada de crescimento”, comenta José Luis De Sousa, CEO da FITec Labs.
Detalhes das inovações tecnológicas:
⦁ DIN - Dispositivo Individual de Notificação
O DIN – Dispositivo Individual de Notificação em Plataforma IoT é uma solução inovadora em comunicação de risco. Criado em parceria com a Cemig, Pixel e Anima, no contexto de um projeto P&D ANEEL, o sistema busca contribuir com a segurança para comunidades que vivem próximas a barragens, emitindo alertas individualizados em caso de enchentes ou rompimentos. O dispositivo é econômico, de fácil instalação e mantém o alerta mesmo na ausência de energia elétrica, graças ao display de e-paper e conectividade de longo alcance (LoRaWAN e NB-IoT). Além de premiado, o projeto exemplifica o conceito de inovação aberta e design centrado no usuário. Como benefícios tem-se: a segurança para comunidades que vivem à jusante de barragens de hidroelétricas e barragens em geral; alertas chegando a cada indivíduo. A solução inspira confiança e cria relacionamento com o usuário, gerando impacto social positivo nas comunidades. O design do DIN foi concebido de modo que pudesse estar presente na residência do usuário sem alterar a estética do ambiente. Há uma redução de custo total de implantação e operação anual comparado com os sistemas de sirenes utilizados atualmente. O prazo de implantação é menor do que projetos com sirenes tradicionais. A solução é escalável, atende à usuários isolados e pequenas comunidades até áreas densamente povoadas. No Brasil são cerca de 25 mil barragens, tornando o sistema aplicável nos segmentos de Mineração, Óleo e gás, Saneamento, Açudes, Cidades, dentre outros.
2 - Digital Twin Black Box
Para aumentar a eficiência e a segurança na mineração, a FITec Labs desenvolveu em parceria com a Nokia Bell Labs o Digital Twin Black Box. A tecnologia é parte do projeto Connected Digital Mine (CDM), já em fase experimental na mina de Carajás, da Vale, no Pará — uma das maiores minas a céu aberto do mundo. Apesar de se parecer com um roteador Wi-Fi, o Black Box tem um papel muito mais avançado: conectar caminhões autônomos, escavadeiras e perfuratrizes à rede 5G privada da mina, permitindo que esses equipamentos sejam monitorados e operados remotamente com alta precisão e segurança. Os resultados experimentais são expressivos: redução de 9% nas paradas não planejadas, aumento de 25% na produtividade, economia de combustível e menor emissão de gases poluentes. Instalado dentro da cabine dos caminhões, o dispositivo coleta, transmite e processa dados em tempo real. Isso permite o controle remoto das máquinas, a antecipação de falhas, a otimização da logística e até a detecção de sinais de fadiga nas operações. Seu funcionamento não depende de servidores externos. Assim, a operação continua mesmo em locais remotos ou com conectividade limitada.
A inovação também viabiliza a criação de um gêmeo digital da mina — uma réplica virtual em 3D das operações reais, alimentada por dados em tempo real. Isso permite que os gestores acompanhem o desempenho à distância e tomem decisões mais rápidas e assertivas, com base em informações precisas e atualizadas. O impacto da solução foi reconhecido internacionalmente com o Prêmio de Excelência em Tecnologia de Mineração 2025, reforçando o papel do Brasil no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à Indústria 5G e à transformação digital do setor mineral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3- LEWAIS - Sistema de alertas de descargas atmosféricas
Trata-se de um sistema de alertas de descargas atmosféricas para proteger equipes que trabalham a céu aberto nas minas. Utilizando algoritmos de Inteligência Artificial treinados em uma base de dados confiável, o sistema monitora em tempo real as ocorrências de raios e gera avisos imediatos para a área de proteção, sem necessidade de instalação ou manutenção de sensores físicos. Dessa forma, antecipa eventos críticos e permite decisões rápidas para garantir a segurança das equipes e otimizar a produção. Integrado via API a um serviço de monitoramento de descargas, o sistema elimina custos de infraestrutura e oferece flexibilidade para customizações e inclusão de novas fontes de dados meteorológicos. Em testes comparativos, o LEWAIS apresentou desempenho superior às soluções utilizadas anteriormente. Os resultados apontaram para uma redução relativa de aproximadamente 85% na ocorrência de falhas de alerta (ausência de alerta antecipado mesmo mediante descarga dentro da área de proteção) e uma redução de 22,78% na ocorrência de alertas falsos (alerta gerado sem descarga atmosférica na área de proteção). O LEWAIS demonstrou ser um grande diferencial na segurança da operação, com um custo operacional mínimo: o tempo de inatividade, que afeta diretamente a produtividade, apresentou um aumento de menos de 1 ponto percentual. Isso garante precisão nos alertas e escalabilidade para atender às demandas de segurança em diferentes cenários, como minas, portos e ferrovias.
4- Indústria 4.0
As fábricas estão se tornando cada vez mais inteligentes — e isso já é uma realidade no Brasil. A FITec Labs desenvolveu uma plataforma de referência de manufatura em escala voltada para a Indústria 4.0, utilizando sensores, atuadores e equipamentos reais de chão de fábrica para simular e aperfeiçoar processos produtivos. O sistema permite criar um ambiente altamente controlado e tecnológico, com o objetivo de aumentar a precisão nas etapas de produção, melhorar o controle de qualidade dos produtos e reduzir erros ou interferências humanas na linha de montagem. A proposta da FITec Labs é aplicar essas tecnologias de forma integrada e acessível, ajudando empresas a migrar para um modelo mais moderno e competitivo de produção. O ambiente de testes permite simular situações reais e desenvolver soluções práticas para linhas de produção inteligentes, que aprendem com os dados e se adaptam constantemente para melhorar desempenho, segurança e sustentabilidade. Esse modelo é um laboratório da indústria do futuro, onde é possível aplicar e testar tecnologias como gêmeos digitais (cópia virtual de um equipamento, sistema ou processo físico), big data e analytics (volume e interpretação de dados gerados), internet das coisas, computação em nuvem, cibersegurança e análise preditiva (antecipação de falhas).
5- Videomonitoramento para o varejo
O Sistema Integrado para Videomonitoramento Inteligente é uma solução de ponta desenvolvida em parceria entre a FITec Labs, Huawei, IVision e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Utilizando recursos avançados de Inteligência Artificial, o sistema realiza reconhecimento facial e gestual em tempo real, identificando comportamentos suspeitos e prevenindo furtos em ambientes de varejo. Por meio de câmeras estrategicamente posicionadas, é possível detectar objetos, rastrear pessoas portando acessórios específicos e monitorar a retirada de produtos de alto valor das prateleiras, tudo isso de forma automatizada e precisa. A plataforma de gerenciamento inteligente centraliza múltiplos analíticos de vídeo e emite alertas em tempo real para a equipe de segurança sempre que uma ação fora do padrão é detectada. Com isso, a atuação preventiva se torna mais ágil e eficaz, reduzindo significativamente as perdas por furtos e melhorando a experiência do cliente dentro da loja. A solução também permite o monitoramento simultâneo de diversas unidades, oferecendo uma visão integrada e estratégica para o gerenciamento de segurança no varejo moderno. Além de melhorar a segurança, a tecnologia promove uma experiência mais tranquila para os clientes, ao inibir os furtos sem a necessidade de abordagens invasivas. A solução também permite o monitoramento remoto e simultâneo de diversas unidades, oferecendo uma visão estratégica e integrada do ambiente comercial, ideal para grandes redes varejistas.
