Crédito: Divulgação Seed
Governo do Amapá realiza treinamento do SISPAEAP com representantes dos 16 municípios do Estado

Governo do Amapá realiza treinamento do SISPAEAP com representantes dos 16 municípios do Estado

Avaliação censitária do Ensino Fundamental acontece nos dias 27 e 28 de novembro e envolve mais de 27 mil estudantes.


O Governo do Amapá promove, nesta quinta-feira, 6, o treinamento do Sistema Permanente de Avaliação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP), envolvendo representantes dos 16 municípios amapaenses. O encontro será realizado no auditório da Escola Estadual Coaracy Nunes, em Macapá, nos turnos da manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h).

O SISPAEAP é uma avaliação censitária anual, aplicada nas redes estadual e municipais de ensino, com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT). Neste ano, as provas ocorrerão nos dias 27 e 28 de novembro de 2025.

“Este treinamento é fundamental para garantir que todos os municípios estejam alinhados quanto à aplicação correta do SISPAEAP. Nossa avaliação não apenas mede o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, mas também fornece dados essenciais que orientam políticas públicas e investimentos na educação. A participação de todos é crucial para podermos fortalecer a alfabetização e a aprendizagem no Amapá, beneficiando milhares de crianças em nossas escolas”, destacou Débora Vale, coordenadora do programa Criança Alfabetizada no Amapá.

Débora Vale, coordenadora do programa Criança Alfabetizada no Amapá
Débora Vale, coordenadora do programa Criança Alfabetizada no Amapá
Foto: Arquivo Seed

No dia 27 de novembro, a avaliação será aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, totalizando 13 mil estudantes. Já no dia 28 de novembro, será a vez dos alunos do 5º ano, com a participação de 14 mil estudantes. As provas são realizadas em um único dia por turma, garantindo padronização e segurança na aplicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SISPAEAP também funciona como uma ferramenta estratégica para os municípios e para o Estado. O Índice de Aprendizagem obtido na avaliação é utilizado no repasse do ICMS Educação aos municípios e contribui para a média estadual do Índice Criança Alfabetizada (ICA), indicador nacional que mede a alfabetização na idade certa.

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos