Governo do Estado promove cursos gratuitos para moradores do Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá, para fortalecer o empreendedorismo
- Cristiane Nascimento
- 03/11/2025
- OPORTUNIDADE DE TRABALHO
A capacitação contempla diferentes áreas da economia criativa, com a oferta de 17 oficinas a partir desta segunda-feira, 3.
Com foco na geração de emprego e renda, o Governo do Amapá promove, a partir desta segunda-feira, 3, 17 cursos gratuitos para moradores do Residencial Vila dos Oliveiras, localizado no Bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá. A capacitação abrange diferentes áreas da economia criativa e integra as ações da gestão estadual voltadas para fortalecer o segmento empreendedor.
A iniciativa, realizada na Escola Estadual Raimunda Virgulino, é conduzida pela equipe da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela), por meio do projeto Trabalho e Ação, dentro do Programa Inclusão Empreendedora, da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), com apoio da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab).
“Ressaltamos a importância de proporcionar aos moradores, principalmente dos residenciais, essa oportunidade de qualificação para que possam gerar emprego e renda. Oferecemos informações e condições para concretizarem, a partir da capacitação, as ideias que têm para o empreendedorismo, que é muito forte dentro dos residenciais. No final, teremos uma feira para que vendam o que produzirem durante os cursos e visualizem um futuro melhor”, destacou a coordenadora do Plantão Social do Residencial Vila dos Oliveiras, Malena Corrêa.

As aulas seguem até 14 de novembro, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, voltadas exclusivamente aos moradores do residencial. Serão oferecidas oficinas de canecas personalizadas; decoração e personalização de festas; sandálias com strass; crochê, tricô e macramê; pintura em tecido; maquiagem e aplicação de cílios; velas aromáticas; tear manual; design de sobrancelhas; corte de cabelo; bijuterias; e manicure.
A dona de casa Neuriane Cardoso aproveitou a oportunidade para aprender uma nova técnica e ampliar as possibilidades de empreendedorismo, buscando mudar a realidade financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Escolhi o curso de personalização de festas porque quero aprender sobre esse ramo para, no futuro, abrir meu próprio negócio e melhorar de vida. Atualmente estou mais em casa, por questões de saúde, mas estou me capacitando para voltar a trabalhar e aumentar minha fonte de renda”, declarou.

A artesã Patrícia Nobre, que ministra os cursos de pintura em tecido e artesanato em feltro, reforçou o quanto as práticas podem ajudar no surgimento de novos profissionais.
“Minha oficina tem começo, meio e fim. Ensino passo a passo, desde o nível iniciante, para que o aluno finalize a peça e saia com ela pronta para comercialização. O objetivo é capacitar e formar novos empreendedores dentro da pintura em tecido e do artesanato em feltro, para que já possam ter uma renda extra. Depois, com força de vontade, podem buscar ainda mais aperfeiçoamento. Tudo é aprendizado, e é muito importante tanto para mim, como profissional, quanto para quem está se capacitando”, concluiu Patrícia.

