"Vai ser bom para o futuro", diz aluna de uma das 33 escolas do Amapá contempladas com a doação de mil computadores
- Joyce Batista
- 03/11/2025
- EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Ana Mikaela, de 16 anos, fala com empolgação sobre as aulas e os projetos que poderão ser realizados com os novos equipamentos.
Com a doação de mil computadores pelo Ministério das Comunicações para 33 escolas estaduais de Macapá, Santana e Mazagão, estudantes comemoram o investimento que refletirá nas atividades e projetos pedagógicos. Ana Mikaela, de 16 anos, que está no ensino médio, já pensa em como a iniciativa beneficiará seu futuro acadêmico e profissional.
“Com a entrega da escola reformada nós já ganhamos alguns computadores. Agora vieram bem mais e eu acho que vai ser bom pra estudos. Nós temos aulas de informática, além de trabalhos que usamos eles. Vai ser bom para o futuro, mais comunicação, mais informação, mais acessibilidade, porque tecnologia é uma coisa boa para todo mundo. E, quanto mais acessível, melhor”, diz Ana Mikaela.
A entrega aconteceu durante uma cerimônia nesta segunda-feira, 3, na Escola Estadual Raimunda Virgolino, na Zona Sul de Macapá. O evento contou com a presença do governador Clécio Luís, do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, além de deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.


Os equipamentos fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, e foram recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), ligado à Universidade Federal do Amapá (Unifap). Em todos o país, já foram recondicionados e doados mais de 65 mil equipamentos, além da capacitação de milhares de pessoas em manutenção e montagem de computadores.
O estudante Guilherme Vinícius, 17 anos, cursa o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Maria do Carmo Viana, instituição de ensino integral que conta com diversos projetos que envolvem toda a comunidade escolar. Segundo ele, a doação vai melhorar as atividades da instituição, beneficiando ainda mais alunos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Na nossa escola, temos duas salas com computadores, mas uma delas está tudo bem mais danificado e a gente só usa uma. Com esses computadores, vai ajudar muito, porque temos dois cursos técnicos: administração e informática. São duas turmas, mas muitos aluno para poucas máquinas. Então, com a doação, esse ensino vai chegar em mais alunos", diz Guilherme

A diretora da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, Gisele Braz, Também comemorou o benefício para seus estudantes. A instituição já se preparou para a entrega, readequando sua sala de informática.
"Hoje se fala muito na tecnologia, se trabalha com tecnologia o tempo todo, e esses alunos têm que estar capacitados para trabalhar nessas áreas, que pedem conhecimentos em informática, voltado para a comunicação, para a mídia. A Escola Mário Querindo agradece, de todo o coração, e já vai avisando para a comunidade que nós teremos uma sala que vai trabalhar com os alunos e com a comunidade", afirma a diretora.

