Escola de Eletricistas forma 24 novos profissionais e reforça compromisso com a qualificação profissional no AP
- 29/10/2025
- Formatura
Capacitação gratuita é fruto de parceria entre a CEA Equatorial e o Senai e prepara profissionais para o mercado de energia elétrica.
Nesta quarta-feira, 29, a CEA Equatorial realizou a cerimônia de formatura da primeira turma da Escola de Eletricistas 2025. Ao todo, 24 novos profissionais concluíram o curso, resultado da parceria entre a CEA Equatorial e o Senai Amapá, que tem o objetivo de capacitar gratuitamente jovens e adultos para o mercado de trabalho no setor elétrico.
A cerimônia de formatura foi realizada na sede do Grupo Equatorial, em Macapá, e contou com a presença de representantes da empresa, de parceiras do Grupo Equatorial, do Senai Amapá e familiares dos formandos.
O curso teve duração de três meses, com carga horária total de 480 horas técnicas e 112 horas de formação comportamental. Durante o período de aulas, os alunos receberam uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas e contaram com estrutura completa para o aprendizado teórico e prático.
Para a formanda Leda Campos, a conclusão do curso representa um grande avanço na trajetória profissional.
“Nós terminamos esse curso com muito sucesso. O curso de eletricista foi muito enriquecedor, ele deu um ‘up’ na nossa carreira. A estrutura entregue pelo Senai e o aprendizado da Equatorial foi excelente. Só tenho agradecimentos e incentivo a outras pessoas a se inscrever nos próximos cursos que forem ofertados”, destacou.
A aluna destaque da turma, Helen Maia, também celebrou o momento com emoção e sentimento de superação.
“Eu tinha muita curiosidade por essa área da eletricidade e dei o meu melhor para fazer a prova e ser aprovada para estar aqui hoje. Eu estou muito emocionada porque sei que me esforcei muito durante esse período das aulas e consegui me formar”, disse.
A Escola de Eletricistas está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para os temas de educação de qualidade e igualdade de gênero, por isso, é importante e necessário que homens e mulheres participem e recebam a capacitação. Para a gerente de gente e gestão do Grupo Equatorial, Bruna Milhomem, esse é apenas o início de uma grande jornada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hoje saem daqui homens e mulheres capacitados para um mercado de trabalho que só cresce. Eles poderão fazer parte do time da própria CEA Equatorial, além de empresas parceiras daqui e de outros estados. O Grupo fica muito feliz em ver que as pessoas têm buscado conhecimento e proporcionar isso é muito gratificante”, pontuou.
Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas faz parte do programa E+ Profissional, chancelado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem transformado vidas por meio da qualificação profissional. Somente no Amapá, com a nova turma, a CEA Equatorial já formou 344 novos eletricistas, prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. Ainda em 2025 uma nova turma com 25 alunos também receberá o certificado de conclusão do curso, encerrando o ciclo de 2025 do programa.
O diretor do Senai unidade Santana, Fabiano Chaves, ressaltou a importância da parceria com o Grupo Equatorial.
“Momento muito importante aqui na sede do Grupo Equatorial, onde o Senai, como parceiro com a empresa, está entregando 24 novos eletricistas de rede de distribuição. Aqui no Amapá as empresas têm uma parceria muito fortalecida através das equipes que atuam no projeto. Estamos muito felizes em fazer parte desse momento”, destacou.
Comunicação Grupo Equatorial Amapá
