Escolas do Amapá conquistam 165 premiações na Olimpíada Nacional de Eficiência energética e garantem participação na etapa final, em Brasília
- 24/10/2025
- Educação
Município de Santana conquistou as categorias de estudante e professor destaque, e representará o estado nos dias 5 e 6 de novembro.
A Escola Estadual Prof.º Afonso Arinos de Melo Franco, de Santana, será a representante do Amapá na final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que acontecerá em Brasília, nos dias 5 e 6 de novembro. Além de garantir uma vaga na Semana Olímpica, estudantes do estado apresentaram um ótimo desempenho na competição, conquistando 165 premiações, entre medalhas de ouro, prata e bronze, e menções honrosas.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), voltada para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e professores de todo o Brasil. O evento envolve 48 distribuidoras de energia de todo o país e prevê desafios gamificados, simulados interativos e a prova, aplicada digitalmente nos respectivos estados.
Alguns dos alunos da E. E. Profº. Afonso Arinos que se destacaram na ONEE 2025
Foto: E. E. Profº. Afonso Arinos
Ao todo, a educação pública do Amapá obteve 110 medalhas, oriundos de escolas estaduais de Macapá, Santana, Mazagão, Serra do Navio e Oiapoque. O restante, 55 medalhas, foram de instituições de ensino privadas. O estado será representado pela estudante Sthefany Xavier Custódio, de 13 anos, que está no 8º ano do ensino fundamental.
Estudante Sthefany Xavier, de 13 anos
Foto: Arquivo pessoal Josi Nahum
“A ONEE foi uma experiência muito nova para mim, já que foi a primeira vez que participei de uma olimpíada digital. Estudei e me esforcei bastante, especialmente nos conteúdos que envolviam cálculos. Com o tempo, porém, percebi que a olimpíada ia muito além disso. Tive a oportunidade de aprender diversos conceitos novos e interessantes, que me inspiraram a adotar um estilo de vida mais sustentável, evitando ao máximo o desperdício de energia. Confesso que não esperava alcançar um resultado que me colocasse entre os 27 finalistas”, conta a estudante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de ser a vencedora da etapa estadual, a Escola Prof.º Afonso Arinos foi a que teve o melhor desempenho, com 32 premiações, além de também conquistar o prêmio professor destaque com a docente Josicleide Nahum Pelaes. A unidade, que funciona em regime de gestão compartilhada com a Polícia Militar do Amapá (PMAP), é bicampeã consecutiva da Olimpíada nas categorias de estudante e professor.
Pela segunda vez, Josi Nahum conquistou o título de professora destaque na ONEE
Foto: Arquivo pessoal Josi Nahum
“Ser bicampeã como professora destaque do Estado do Amapá e novamente representar a escola e o estado na etapa nacional, em Brasília, é motivo de orgulho e renovação do compromisso com a educação de qualidade. Ressalto a importância do trabalho docente na mediação científica e pedagógica que possibilitou essa premiação, fruto de um processo de orientação em sala de aula e acompanhamento remoto, do apoio das famílias, da dedicação da Escola e, sobretudo, do engajamento dos alunos medalhistas, em especial da aluna Sthefany, campeã estadual”, afirma a professora destaque Josi Nahum.
Confira as escolas estaduais que se destacaram na ONEE:
- E. E. Profº. Afonso Arinos de Melo Franco (Santana): 32 premiações
- E. E. Barão do Rio Branco (Macapá): 26 premiações
- E. E. Duque de Caxias (Oiapoque): 5 premiações
- E. E. Profª. Risalva Freitas do Amaral (Macapá): 15 premiações
- E. E. Maria Ivone de Menezes (Macapá):12 premiações
- E. E. Colônia de Água Branca (Serra do Navio): 3 premiações
- E. E. Profª. Josefa Jucileide Amoras Colares (Macapá): 2 premiações
- E. E. Profº. Antônio Messias Gonçalves da Silva (Macapá): 9 premiações
- E. E. Rio Navio (Mazagão): 6 premiações
Por Joyce Batista



