Foto: Evandro Vilhena/Seed
Escolas do Amapá conquistam 165 premiações na Olimpíada Nacional de Eficiência energética e garantem participação na etapa final, em Brasília

Escolas do Amapá conquistam 165 premiações na Olimpíada Nacional de Eficiência energética e garantem participação na etapa final, em Brasília

Município de Santana conquistou as categorias de estudante e professor destaque, e representará o estado nos dias 5 e 6 de novembro.


 A Escola Estadual Prof.º Afonso Arinos de Melo Franco, de Santana, será a representante do Amapá na final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que acontecerá em Brasília, nos dias 5 e 6 de novembro. Além de garantir uma vaga na Semana Olímpica, estudantes do estado apresentaram um ótimo desempenho na competição, conquistando 165 premiações, entre medalhas de ouro, prata e bronze, e menções honrosas.

A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), voltada para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e professores de todo o Brasil. O evento envolve 48 distribuidoras de energia de todo o país e prevê desafios gamificados, simulados interativos e a prova, aplicada digitalmente nos respectivos estados.

Alguns dos alunos da E. E. Profº. Afonso Arinos que se destacaram na ONEE 2025

Alguns dos alunos da E. E. Profº. Afonso Arinos que se destacaram na ONEE 2025

Foto: E. E. Profº. Afonso Arinos

Ao todo, a educação pública do Amapá obteve 110 medalhas, oriundos de escolas estaduais de Macapá, Santana, Mazagão, Serra do Navio e Oiapoque. O restante, 55 medalhas, foram de instituições de ensino privadas. O estado será representado pela estudante Sthefany Xavier Custódio, de 13 anos, que está no 8º ano do ensino fundamental.

Estudante Sthefany Xavier, de 13 anos

Estudante Sthefany Xavier, de 13 anos

Foto: Arquivo pessoal Josi Nahum

“A ONEE foi uma experiência muito nova para mim, já que foi a primeira vez que participei de uma olimpíada digital. Estudei e me esforcei bastante, especialmente nos conteúdos que envolviam cálculos. Com o tempo, porém, percebi que a olimpíada ia muito além disso. Tive a oportunidade de aprender diversos conceitos novos e interessantes, que me inspiraram a adotar um estilo de vida mais sustentável, evitando ao máximo o desperdício de energia. Confesso que não esperava alcançar um resultado que me colocasse entre os 27 finalistas”, conta a estudante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de ser a vencedora da etapa estadual, a Escola Prof.º Afonso Arinos foi a que teve o melhor desempenho, com 32 premiações, além de também conquistar o prêmio professor destaque com a docente Josicleide Nahum Pelaes. A unidade, que funciona em regime de gestão compartilhada com a Polícia Militar do Amapá (PMAP), é bicampeã consecutiva da Olimpíada nas categorias de estudante e professor.

Pela segunda vez, Josi Nahum conquistou o título de professora destaque na ONEE

Pela segunda vez, Josi Nahum conquistou o título de professora destaque na ONEE

Foto: Arquivo pessoal Josi Nahum

“Ser bicampeã como professora destaque do Estado do Amapá e novamente representar a escola e o estado na etapa nacional, em Brasília, é motivo de orgulho e renovação do compromisso com a educação de qualidade. Ressalto a importância do trabalho docente na mediação científica e pedagógica que possibilitou essa premiação, fruto de um processo de orientação em sala de aula e acompanhamento remoto, do apoio das famílias, da dedicação da Escola e, sobretudo, do engajamento dos alunos medalhistas, em especial da aluna Sthefany, campeã estadual”, afirma a professora destaque Josi Nahum.

Confira as escolas estaduais que se destacaram na ONEE:

  • E. E. Profº. Afonso Arinos de Melo Franco (Santana): 32 premiações
  • E. E. Barão do Rio Branco (Macapá): 26 premiações
  • E. E. Duque de Caxias (Oiapoque): 5 premiações
  • E. E. Profª. Risalva Freitas do Amaral (Macapá): 15 premiações
  • E. E. Maria Ivone de Menezes (Macapá):12 premiações
  • E. E. Colônia de Água Branca (Serra do Navio): 3 premiações
  • E. E. Profª. Josefa Jucileide Amoras Colares (Macapá): 2 premiações
  • E. E. Profº. Antônio Messias Gonçalves da Silva (Macapá): 9 premiações
  • E. E. Rio Navio (Mazagão): 6 premiações

Por Joyce Batista

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos