Governo do Amapá entrega kits de alimentos arrecadados durante congresso farmacêutico para entidades assistenciais
- 22/10/2025
- Amapá sem Fome
A iniciativa do programa Amapá Sem Fome com organizações da sociedade civil fortalece laços com as instituições socioassistenciais e promove dignidade alimentar para abrigados.
Como uma das vertentes de combate à fome e insegurança alimentar nos dezesseis municípios, o Governo do Amapá realizou nesta quarta-feira, 22, a entrega de kits de alimentos para três instituições socioassistenciais do município de Santana, a 21 quilômetros de Macapá.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e beneficiou o Abrigo dos Idosos - Casa Padre Luigi Brusadelli, Casa da Acolhida Marcello Cândia (Lar Betânia) e a Associação Nova esperança, no bairro Paraíso. Foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos durante o congresso farmacêutico, em Macapá.
Durante a entrega dos kits de alimentos, a secretária da Seas, Aline Gurgel, lembrou que dentre as instituições parceiras do programa “Amapá Sem Fome”, é a primeira vez que um conselho de farmácia participa da ação.
Aline Gurgel, secretária da Seas
Foto: Nayana Magalhães/GEA
“Nós tivemos um primeiro diálogo com o conselheiro federal de farmácia do Amapá e ele disse que ia ter um congresso nacional no nosso estado, e que a inscrição seria feita em forma de doação de alimentos que seriam entregues para instituições filantrópicas e hoje estamos juntos fazendo essa entrega”, pontuou a secretária.
O evento integra o programa “Amapá Sem Fome”, que já distribuiu mais de 155 mil kits de alimentos entre 2023 e 2025 em todo o estado e conta com recursos estaduais e de emendas parlamentares, e tem como objetivo principal retirar o Amapá do mapa da fome.
Foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos
Foto: Nayana Magalhães/GEA
O Conselheiro Federal de Farmácia pelo Amapá, Carlos André Sena disse que foi significativo realizar a parceria com a gestão que tem catalogado todas as instituições sociais que cuidam dos mais carentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos André Sena, conselheiro federal de Farmácia pelo Amapá
Foto: Nayana Magalhães/GEA
“Isso nos enche muito de orgulho porque sabemos que vamos alimentar aqueles que estão sendo atendidos nessas três instituições aqui de Santana e que precisam ser alimentados”, comemorou o conselheiro.
O coordenador da Casa Padre Luigi Brusadelli, Josinaldo Nogueira Borges disse ser de suma importância a doação para que a instituição possa dar uma alimentação de qualidade para os 48 idosos atendidos no lugar.
Josinaldo Nogueira Borges, coordenador da Casa Padre Luigi Brusadelli
Foto: Nayana Magalhães/GEA
Amapá Sem Fome
Para a realização do programa Amapá Sem Fome foram destinados cerca de R$ 24 milhões com objetivo de atender, prioritariamente, os 13% da população amapaense que possuem uma ou nenhuma refeição diária. Os recursos são fruto de articulação do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da então deputada federal Aline Gurgel.
Por Gian Pantoja




