Foto: Arquivo/Secom
Com incentivo do Governo do Amapá, etapa estadual da Expo Favela Innovation 2025 acontece neste fim de semana
Publicidade

Com incentivo do Governo do Amapá, etapa estadual da Expo Favela Innovation 2025 acontece neste fim de semana

Evento reúne mais de 200 empreendedores e seleciona representantes para competição nacional em São Paulo.


Com incentivo do Governo do Estado, a Central Única das Favelas do Amapá (Cufa-AP) promove no sábado e domingo, 16 e 17, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) em Macapá, a etapa estadual da Expo Favela Innovation 2025 — a maior vitrine de negócios de favela do mundo.

O evento conecta empreendedores, investidores, profissionais de inovação e a sociedade em geral, com o objetivo de mostrar que os territórios periféricos são centros de potência criativa e econômica. Durante dois dias, o público poderá conhecer mais de 200 empreendedores amapaenses que apresentam produtos, serviços e soluções em áreas como economia criativa, gastronomia, moda, literatura, música, artes visuais, teatro, tecnologia e inovação.

A programação reúne mais de dez espaços temáticos, com exposições, áreas de integração, batalhas de beleza, apresentações culturais e shows de artistas locais e convidados de outros estados. O ponto alto será a apresentação dos 40 empreendimentos finalistas, que disputarão dez vagas para representar o Amapá na etapa nacional da Expo Favela Innovation, em dezembro, em São Paulo.

O evento também garante diversão para a criançada

O evento também garante diversão para a criançada

Foto: Arquivo/Secom

Na fase nacional, os selecionados terão acesso a investidores, mentores e concorrerão ao título de melhor empreendedor de favela do Brasil. O estado já coleciona bons resultados, em 2023, a empresa Mazodan conquistou o primeiro lugar, e em 2024, a Noum ficou em segundo.

Artesanato indígena também será comercializado

Artesanato indígena também será comercializado

Foto: Arquivo/Secom

A edição 2025 terá estrutura ampliada e espaços que valorizam a diversidade cultural e econômica das periferias, comunidades ribeirinhas, palafitas e povos indígenas do estado, como o Espaço dos Expositores, painéis temáticos, oficinas de capacitação, circuito cultural, batalhas de barbeiros e trancistas, área gastronômica, espaço literário e camelódromo com artesanato indígena.

A Expo Favela Innovation Amapá é uma realização da CUFA Amapá e da Favela Holding, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, integrando uma mobilização nacional que transforma talentos periféricos em protagonistas da inovação e do desenvolvimento. Faz parte de uma mobilização nacional que visa transformar talentos periféricos em protagonistas da inovação e do desenvolvimento.

Evento conecta empreendedores, investidores, profissionais de inovação e a sociedade

Evento conecta empreendedores, investidores, profissionais de inovação e a sociedade

Foto: Arquivo/Secom

Conheça os espaços da Expofavela:

  • Painéis Temáticos para debates e palestras com convidados nacionais e locais, tratando de temas como economia criativa, inovação e impacto social.
  • Favela Ativação, onde o ocorrerão e oficinas práticas de capacitação, com foco em empregabilidade, gestão de negócios e acesso a crédito.
  • Circuito Favela Cultural, para programação artística com música, circo, teatro, dança de rua, grafite e manifestações tradicionais como o batuque e o marabaixo.
  • Favela Talk, que é um espaço de depoimentos ao vivo com histórias inspiradoras de empreendedores periféricos do Amapá.
  • Favela Braids, para tranças e penteados afro a preços populares, com batalha de trancistas e desfiles celebrando a estética negra.
  • Favela Barbearia, onde haverá Cortes de cabelo e grooming masculino com batalha de barbeiros e premiações para os melhores estilos.
  • Favela Food, local para a Gastronomia periférica e ribeirinha em barracas e food trucks, valorizando sabores e receitas locais.
  • Favelinha, um espaço infantil com brinquedoteca, oficinas lúdicas e contação de histórias, garantindo acolhimento para as crianças.
  • Favela Literária, onde terá literatura periférica, indígena e tradicional em destaque com venda de livros, saraus, slams, autógrafos e exposição de quadrinistas, tudo com centralização das vendas em um único canal para garantir organização e equidade entre os autores.
  • Camelódromo: Espaço voltado para o artesanato indígena e tradicional, com biojoias, cestarias, cerâmicas e valorização das sabedorias ancestrais.

Por Leidiane Lamarão

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos