Governo do Amapá reúne estudantes de 124 escolas para debater sustentabilidade e engajamento em ações ambientais
4ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada de 22 a 24 de agosto, na Escola Estadual Tiradentes.
O Governo do Amapá promove a 4ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente entre os dias 22 e 24 de agosto, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. O evento, que não era realizado no estado há 12 anos, vai reunir alunos de 124 escolas dos 16 municípios do estado para debater sustentabilidade no ambiente escolar e o protagonismo estudantil em ações ambientais.
Os estudantes foram eleitos em conferências nas próprias escolas, realizadas durante o primeiro semestre letivo. Cada instituição participante elegeu um projeto e dois estudantes. Segundo a chefe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Carla Nobre, é a primeira vez que todos os municípios participam do evento.
Carla Nobre, chefe de Educação Ambiental da Seed
Foto: Luan Macedo/Seed
"A Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve um intenso processo pedagógico de escuta em nossas escolas, pelo Amapá inteiro, buscando mapear e compreender as vivências escolares sobre educação ambiental. Foram ideias compartilhadas e sonhos distribuídos nos olhares de quase 30 mil estudantes em 124 escolas. Por tudo isso, essa pode ser considerada a maior e melhor Conferência já feita em nossas terras", afirma Carla Nobre.
Pela primeira vez, Conferência reunirá estudantes de todos os 16 municípios do Amapá
Foto: Aog Rocha
Esta edição tem como tema “Vamos cuidar do Amapá com educação ambiental, diversidade, equidade e justiça climática” e, durante os três dias de Conferência Estadual, os estudantes apresentarão e discutirão seus projetos. Ao final, serão selecionados 12 estudantes e um projeto que representará o Amapá na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, prevista para o mês de outubro, em Brasília.
A etapa estadual é realizada em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE), secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), de Meio Ambiente (Semam) e do Bem-Estar Animal, além da Secretaria Extraordinária de Políticas da Juventude (Sejuv). Além disso, ainda há o apoio do Ministério da Educação (MEC), Instituto Pensar, Tribunal de Contas (TCE), Associação de Guarda-Parques do Estado do Amapá e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental.
Por Joyce Batista