‘Achei muito legal conhecer o universo
Publicidade

‘Achei muito legal conhecer o universo", diz visitante do planetário móvel durante as festividades de São Tiago

Vanessa Santos, de 12 anos, moradora do município de Mazagão Velho, visitou a ação itinerante do Governo do Estado.


Nesta quinta-feira, 24, durante a tradicional Festividade de São Tiago, no município de Mazagão Velho, o Projeto Planetário Móvel Itinerante levou ciência, conhecimento e encantamento ao público, com uma experiência única de observação e aprendizado sobre o universo.

Natural do município de Mazagão Velho, Vanessa Santos, de 12 anos, ficou animada e curiosa para descobrir o que havia dentro da cúpula do planetário, ela destacou que a experiência despertou ainda mais interesse por ciência e geografia, aumentando sua vontade de debater os temas em sala de aula.

“Foi incrível, eu não imaginava que estar dentro de um planetário fosse tão enriquecedor. Não vejo a hora de voltar para a escola e conversar mais sobre astrologia” destacou.

Entre as diversas atrações na Festividade de São Tiago, o planetário móvel é um dos grandes destaques para a criançada

Entre as diversas atrações na Festividade de São Tiago, o planetário móvel é um dos grandes destaques para a criançada

Foto: Divulgação

Por meio de vídeos imersivos e realistas, os moradores e visitantes embarcam em uma viagem pelo universo. A iniciativa utiliza métodos da Nova Educação, permitindo que os conhecimentos adquiridos nas sessões, que duram de 15 a 30 minutos, sejam aplicados posteriormente em sala de aula.

A ação está em sua segunda fase e traz uma novidade para as sessões do planetário, os professores podem solicitar temas específicos relacionados à astronomia, exibidos por meio de vídeos realistas. A proposta é fortalecer o aprendizado, permitindo que os conteúdos sejam aprofundados posteriormente em sala de aula.

Uriel Bastos, assessor técnico da Setec

Uriel Bastos, assessor técnico da Setec

Foto: Divulgação

“Ao promover esse contato, a gente espera estimular o interesse dos visitantes sobre os fenômenos da astronomia. O planetário móvel amplia o conhecimento científico dos amapaenses”, explicou Uriel Bastos, assessor técnico da Setec.

A iniciativa busca despertar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e pela tecnologia, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e a valorização da cultura científica no estado.

Por Flávio Sousa

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos