Foto: Divulgação/Sedel
Governo do Amapá vai ampliar acesso ao esporte para pessoas surdas com atividades adaptadas
Publicidade

Governo do Amapá vai ampliar acesso ao esporte para pessoas surdas com atividades adaptadas

Parceria entre as Secretarias de Estado do Desporto e Lazer e Educação vai beneficiar estudantes do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS)


O Governo do Amapá prepara uma nova iniciativa voltada à inclusão de pessoas surdas por meio do esporte. A proposta prevê a oferta de atividades esportivas adaptadas no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, a partir do segundo semestre de 2025, com participação dos alunos do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Em reunião realizada na quarta-feira, 23 de julho, no CAS, representantes da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Seed alinharam os detalhes da parceria e discutiram estratégias para garantir que as atividades contem com estrutura adequada e profissionais preparados para atender os estudantes.

“Acreditamos na potência da inclusão por meio do esporte. Essa parceria vai garantir não apenas atividade física, mas autoestima, socialização e novas oportunidades para os nossos estudantes surdos”, afirmou a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

O CAS é referência no atendimento educacional especializado de estudantes surdos da rede pública estadual. O centro atua com foco na valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na promoção de um ambiente escolar acessível e inclusivo. A proposta agora é expandir esse cuidado para o universo esportivo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Desporto Paralímpico, Rodrigo Ikegami, a ação reforça o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas à equidade. “Nosso compromisso é garantir políticas públicas de esporte e lazer realmente acessíveis. A presença dos alunos do CAS no Avertino Ramos será um passo importante para tornar o esporte cada vez mais inclusivo no Amapá”, destacou.

A parceria entre as pastas prevê a realização de encontros semanais com acompanhamento de profissionais capacitados e suporte técnico adequado. O uso regular do ginásio Avertino Ramos será destinado exclusivamente para as turmas do CAS, respeitando as necessidades específicas dos estudantes e promovendo um ambiente acolhedor e estimulante.

Por Sharlot Sandim

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos