Após 10 anos, Santana retoma com a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
Publicidade

Após 10 anos, Santana retoma com a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres



A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu nesta quinta-feira, 24, no auditório do Cine Teatro Silvio Romero, a 5ª Conferência Municipal de Políticas das Mulheres (5ª CMPM).

O encontro teve como finalidade oferecer um ambiente de debate e construção conjunta sobre ações governamentais voltadas ao público feminino.

Com a presença do prefeito de Santana, Bala Rocha, o evento reuniu representantes do poder público municipal e estadual, movimentos sociais, além de um grande número de pessoas da sociedade civil organizada.

Na composição da mesa de abertura do evento, estavam diversas autoridades como a vice-prefeita de Santana Isabel Nogueira, primeira-Dama Enaim Araújo, e os vereadores Bruno Rocha e a Professora Helena Lima.

“Acompanhamos a luta e o engrandecimento que muitas mulheres tem realizado ao longo da história do nosso município, e um evento como esse é justamente o resultado feito por toda essa massa de guerreiras que se firmaram na política, no comércio e outras áreas da sociedade”, reconheceu o prefeito.

Com o tema ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas Para Todas’, o encontro é resultado de vários diálogos que resultaram em ações públicas, trazendo novamente a realização de uma conferência municipal que não ocorria há mais de uma década.

“Tivemos quatro conferências municipais, sendo que a última aconteceu em 2015. Hoje levamos novas idéias nesse encontro, justamente para ampliar nossos direitos e valorizar mais ainda seu empoderamento com espaços de decisão”, disse a ativista social Ester de Paula.

Avanços

Para a secretária Municipal das Mulheres de Santana, Léa Soryana, a cidade de Santana tem saído na frente em termos de avanço das pautas femininas.

“A gestão do prefeito Bala Rocha tem dado muita atenção para as classes femininas, pnde hoje temos oito leis municipais que não apenas defendem e favorecem as mulheres, como também auxiliam em casos socialmente essenciais. Além de termo uma procuradoria voltada para ajudar nos seus direitos, o poder municipal deu mais autonomia à classe, criando uma secretaria municipal que acompanha e agiliza no cumprimento dos direitos das mulheres”, destacou Soryana.

Debate dos eixos

A 5ª CMPM debateu e aprovou propostas em torno de três eixos de discussão: Direitos e Democracia, Leis Recentes sobre os Direitos Femininos, e Panorama Social, Econômico e Político.

Em cada um dos eixos ocorre o debate antecipado com os participantes, na qual são aprovadas e posteriormente apresentadas na Conferência Estadual.

Na etapa final da 5ª Conferência Municipal é eleita a delegação de mulheres que representará, pelo poder público e pela sociedade civil, a cidade de Santana na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Por Emanoel Jordânio

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos