Câmara de Macapá debate implantação de estacionamento rotativo no Centro da cidade
A Câmara Municipal de Macapá realizou, nesta segunda-feira, 30, uma audiência pública para discutir a implantação do estacionamento rotativo na área comercial da cidade. A iniciativa foi conduzida pelo vereador Gian do Nae (PRD) e contou com a participação de parlamentares e representantes de instituições diretamente envolvidas com o tema.
O debate teve como foco a regulamentação da Lei Municipal nº 1857/2011, que trata da criação do Sistema de Estacionamento Rotativo, com o objetivo de modernizar e humanizar o trânsito na capital.
Durante a audiência, foi apresentado um estudo técnico elaborado pela empresa Setor 7 Engenharia, que propõe a criação de 4 mil vagas, distribuídas em duas fases. De acordo com a proposta, a cobrança seria de R$ 3 por hora, com limite de permanência de até duas horas por vaga.
O vereador Gian do Nae destacou a importância de promover um diálogo amplo com os setores que serão diretamente impactados pela medida, ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de avanço na implementação do projeto de mobilidade urbana.
"O objetivo é garantir um uso mais eficiente das vagas de estacionamento no Centro de Macapá, permitindo que um número maior de motoristas tenha acesso aos espaços ao longo do dia”, afirmou o parlamentar.
Compuseram a mesa de honra da audiência pública o vereador Gian do Nae; o diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), João Mendonça; o consultor de mobilidade da Setor 7 Engenharia, Arielton Oliveira Costa; o diretor jurídico da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Moacir Coutinho Ribeiro; e o diretor da Fecomércio Amapá, Franck Elson Pelaes.
As vereadoras Luany Favacho (MDB) e Elenice Scherer (Podemos) também prestigiaram o evento.
Texto e fotos: Secom CMM