Amapá mostra que o futuro já começou: Governador abre Inova Amazônia Summit com visão sustentável e inovadora
- 23/05/2025
- Bioeconomia e Inovação
"Nós já somos o futuro", diz Clécio Luís em evento que destaca protagonismo do Estado na bioeconomia e reforça o papel da Amazônia como modelo de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Imagine um lugar onde o futuro da inovação é verde, coletivo e já está em pleno funcionamento. Foi essa a mensagem passada pelo governador do Amapá, Clécio Luís, durante a abertura do Inova Amazônia Summit 2025, que aconteceu nesta quarta-feira , 21, em Macapá. O evento posiciona o Estado como protagonista nacional na união entre tecnologia, floresta e empreendedorismo sustentável.
Durante sua fala, o governador destacou que o Amapá já vive o futuro que muitos ainda estão planejando.
“Nós não seremos o futuro. Nós já somos o futuro", afirmou Clécio.
O Estado foi apresentado como modelo nacional, com 73% do território protegido por florestas e 100% localizado na Amazônia Legal. Segundo Clécio, o Amapá está alinhado à nova economia global, que exige responsabilidade ambiental, inovação tecnológica e inclusão social.
O evento marca o início de uma nova fase para a bioeconomia amazônica, destacando o potencial de negócios sustentáveis baseados na sociobiodiversidade. A iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia, liderado pelo Sebrae Nacional, que escolheu o Amapá como um dos estados-piloto.
Empreendedores, pesquisadores e representantes do setor público participaram de painéis, mentorias e exposições que exploraram caminhos para gerar renda a partir dos recursos da floresta, sem destruí-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do Sebrae/AP, o evento contou com a presença de líderes de instituições públicas e privadas. A proposta é criar uma rede de inovação amazônica, com foco em soluções locais e escaláveis para problemas globais, como a crise climática e a desigualdade social.
O Inova Amazônia Summit 2025 mostra que é possível inovar com raízes na floresta e olhos voltados para o futuro. O Amapá assume um papel estratégico na criação de um novo modelo de desenvolvimento.
Avante a futura metrólope da Amazônia!
Por Marcio Bezerra
