A criatividade na educação é fundamental para estimular o pensamento crítico. Fotos Mary Paes / PMM

"Projeto "Do lixo à ludicidade" promove criatividade e consciência ambiental em escola de Macapá

Alunos de escola de Macapá fabricam brinquedos a partir de materiais recicláveis em iniciativa sustentável


A criatividade na educação é fundamental para estimular o pensamento crítico e permite que os estudantes desenvolvam habilidades importantes para lidar com os desafios do mundo atual e futuro.

O projeto "Do lixo à ludicidade" desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Bello, em Macapá, é uma iniciativa criativa e sustentável que tem conquistado a atenção de muitos na região. Por meio dele, os estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental aprendem sobre o cuidado com o meio ambiente e a importância da reciclagem de materiais, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades manuais e criatividade.

Os brinquedos produzidos pelos alunos a partir de materiais recicláveis são verdadeiras obras de arte, que encantam as pessoas que visitam a exposição. A iniciativa conta com a participação dos pais, que auxiliam os filhos na produção dos brinquedos, promovendo uma integração familiar e uma conscientização ambiental coletiva.

A professora de educação física e doutoranda em Aprendizagem Solidária, Katia Souza, idealizadora do projeto, destaca que a metodologia utilizada vem sendo testada e aprimorada ao longo do tempo, resultando em uma prática efetiva que envolve toda a comunidade escolar.

A residência pedagógica de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap) também é parceira do projeto, fornecendo orientação e apoio aos estudantes. Além disso, a iniciativa conta com o suporte da Secretaria Municipal de Educação de Macapá, que tem como um dos seus pilares a educação ambiental.

A diretora da escola, Franciana Baía Ferreira, ressalta a importância do projeto, que vai além da educação física e trabalha o cognitivo, a criatividade e a inteligência emocional das crianças. Para ela, a produção dos brinquedos é resultado dos muitos benefícios que a educação física pode trazer para a formação dos alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretária Municipal de Educação, Monick França, destaca o comprometimento da sua gestão com a educação ambiental, e enaltece o projeto como uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento da consciência ambiental em crianças. A atividade também contou com a entrega de uma brinquedoteca itinerante e uma mesa-redonda com os gestores da escola, que responderam às perguntas do público infantil.

 

Com informações de Mary Paes/PMM

Publicidade

Veja fotos

Fotos Mary Paes / PMM

Fotos Mary Paes / PMM




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos