© Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Bolsa Família: O que é e como funciona o programa social do governo brasileiro

Bolsa Família: O que é e como funciona o programa social do governo brasileiro

Benefícios do Bolsa Família para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Conheça outros programas sociais.


O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do governo brasileiro, criado com o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade social no país. Desde sua criação em 2003, o programa vem ajudando milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Neste artigo, vamos explicar o que é o Bolsa Família, quem tem direito ao benefício e outros dados relevantes.

 

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, que visa ajudar as famílias mais pobres do país a superar a situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e tem como principal objetivo promover o acesso à educação, saúde e alimentação, além de contribuir para a inclusão social das famílias beneficiadas.

 

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Podem participar do Bolsa Família as famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para se enquadrar nessas categorias, a renda per capita mensal da família deve ser de até R$ 178,00 para a pobreza e R$ 89,00 para a extrema pobreza. Além disso, é preciso que a família tenha em sua composição gestantes, crianças e adolescentes de até 17 anos.

 

Benefícios do Bolsa Família

O Bolsa Família tem uma série de benefícios para as famílias que participam do programa. Entre eles, podemos destacar:

1. Auxílio financeiro mensal: as famílias beneficiadas recebem um auxílio financeiro mensal, que pode variar de acordo com o número de membros da família e sua situação socioeconômica.

2. Acesso à saúde e educação: as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família têm acesso a programas de saúde e educação, como o Programa Saúde da Família e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

3. Inclusão social: o Bolsa Família contribui para a inclusão social das famílias beneficiadas, ao ajudá-las a superar a situação de pobreza e vulnerabilidade socioeconômica.

 

Como se cadastrar no Bolsa Família?

Para se cadastrar no Bolsa Família, é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município em que a família reside. No atendimento, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante de renda.

Através da internet, o passo inicial é se cadastrar no Cadastro Único, ou CadÚnico, do governo federal, após, na mesma página do cadastro estão disponíveis informações completas sobre cada programa assistencial, entre eles: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa Auxílio Brasil;

Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;

Isenção de Taxas em Concursos Públicos;

ID Jovem;

Carteira do Idoso;

Programa Casa Verde e Amarela;

Programa Bolsa Verde.

 

Conclusão

O Bolsa Família é um programa importante para ajudar as famílias mais pobres do país a superar a situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além do auxílio financeiro mensal, o programa oferece acesso a serviços de saúde e educação, contribuindo para a inclusão social das famílias beneficiadas. Se você se enquadra nos critérios de elegibilidade, procure o CRAS mais próximo e faça o seu cadastro no Bolsa Família.

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos