Foto: Vandy Ribeiro/Ascom Seed
Professora cria jogo de quebra-cabeça inclusivo para alunos com TEA e concorre a prêmio de educador transformador

Professora cria quebra-cabeça inclusivo para alunos com TEA e concorre a prêmio de educador transformador

Joaciany Nascimento concorre na categoria ensino médio; os 7 primeiros colocados receberão bolsa integral em curso de educação empreendedora.


A professora Joaciany Nascimento desenvolveu um projeto chamado "Iconografia Maracá-Cunani: kit TEA de Quebra-cabeças dos povos pré-colombianos do Amapá" para atender às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Estadual de Tempo Integral Raimunda Virgolino, em Macapá. O projeto consiste em um jogo de quebra-cabeça que aborda a cultura Maracá-Cunani dos povos originários do Amapá, que antes da chegada de Cristóvão Colombo já habitavam as Américas. A falta de materiais didáticos inclusivos para alunos autistas motivou a elaboração desse kit de quebra-cabeças.

Ela realizou pesquisas para determinar as melhores metodologias e materiais didáticos para ensinar alunos com TEA, incluindo atividades manuais, imagens e repetição. A estudante Julia Souza, que participou do projeto, elogiou a abordagem da professora, que tornou o aprendizado divertido e inovador.

O projeto foi tão bem-sucedido que a professora decidiu comercializá-lo em uma plataforma online, com o objetivo de arrecadar fundos para a produção e pesquisa de outros materiais didáticos inclusivos. Além disso, Joaciany está concorrendo ao prêmio "Educador Transformador 2023", do Ministério da Educação, que reconhece professores que implementaram projetos educacionais com foco no empreendedorismo. Se ela ficar entre os sete primeiros, receberá uma bolsa integral em um curso de MBA em educação empreendedora e a escola que ela representa receberá cinco bolsas integrais.


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