Cultivo de pupunheiras (imagem do alto) e búfalos da Bacia do Rio Araguari, no estado do Amapá.
Publicidade

Palmito de pupunheira e manejo alimentar de bubalinos são temas do Café com Ciência nesta quinta, 20

O evento é aberto, gratuito e não precisa fazer inscrição.


A programação do XV Café com Ciência da Embrapa Amapá desta quinta-feira, 20/10, contará com um bate papo sobre as pesquisas que tratam do palmito da pupunheira e do manejo alimentar de bubalinos na Bacia do Rio Araguari (Amapá). O evento será realizado na Biblioteca da instituição, a partir das 15 horas. O Café com Ciência é um encontro interativo entre os autores de publicações técnicas e os públicos interessados, sendo encerrado com um café de confraternização entre os participantes. O evento é aberto, gratuito e não precisa fazer inscrição. A bibliotecária Adelina Belém explica que essa 15ª edição está vinculada à programação da VIII Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amapá.

O pesquisador agrônomo Gilberto Yokomizo estará no evento para interagir com os participantes sobre a cartilha digital intitulada “Palmito de pupunheira”, que tem como objetivo apresentar características da pupunheira que demonstrem o potencial ecológico e de cultivo dessa planta. No documento são descritas práticas de colheita e de pós-colheita que potencializem ao máximo o aproveitamento do palmito, contribuindo para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS  2 (Fome zero e Agricultura Sustentável), ao tornar o sistema produtivo mais sustentável, além de implementar práticas agrícolas resilientes que garantam maior produtividade; e ODS  15 (Vida Terrestre), ao recuperar áreas degradadas, detendo e revertendo a degradação das áreas abandonadas, reintroduzindo-as ao sistema produtivo. Acesse a publicação na íntegra neste link: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1144903/1/CPAF-AP-2022-Palmito-de-pupunheira.pdf. Os autores são Gilberto Ken-Iti Yokomizo é João Tomé de Farias Neto.

Para o bate papo sobre a publicação intitulada “Efeito de Sistemas de Manejo Alimentar no Desempenho de Bubalinos na Bacia do Rio Araguari no Estado do Amapá”, estará no Café com Ciência a pesquisadora agrônoma Ana Elisa Montagner. A pesquisa foi realizada em áreas inundáveis (várzea) em sistema extensivo com suplementação mineral, sendo a coleta de dados feita na estação das chuvas, no período de abril a julho de 2020. A equipe utilizou 18 bubalinos (B. bubalis) machos mestiços Murrah x Mediterrâneo, advindos da área de várzea da Bacia do Araguari, com aproximadamente 18 meses de idade e peso vivo médio de 270 quilos. De acordo com a publicação, a conclusão do estudo é de que búfalos em sistema de recria em pastagens de U. brizantha (SYN Brachiaria) ‘Xaraés’, com suplementação mineral em área de cerrado amazônico (terra firme), apresentam desempenho produtivo superior em ganho de peso por animal e por área ao de búfalos mantidos em pastagens nativas de áreas inundáveis (várzea) da Bacia do Rio Araguari em sistema extensivo com suplementação mineral. A suplementação de bubalinos com sal proteinado/energético em pastagens de U. brizantha (SYN Brachiaria) ‘Xaraés’ proporcionou maiores ganhos de peso vivo diário na recria na estação de chuvas na Bacia do Rio Araguari. Acesse a publicação na íntegra neste link: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1145107/1/CPAF-AP-2020-Efeito-sistema-manejo-alimentar.pdf. Os autores são Ana Elisa Alvim Dias Montanger, Daniel Montagner, Cristian Faturi, Betina Raquel Cunha dos Santos e Eduardo Luiz Heinzen. 

 

Por Dulcivânia Freitas

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos