Foto: Gabriel Maciel
Publicidade

Hemoap incentiva cadastro de novos doadores de Medula Óssea

O ato pode salvar vidas e é indispensável para o tratamento de patologias que comprometem a produção normal das células sanguíneas.


A vontade de ajudar as pessoas foi o que motivou Flávio Pena, 25 anos, a se cadastrar junto ao Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), uma ação que o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) incentiva. 

O Redome é um programa internacional que realiza o cruzamento de dados dos possíveis doadores e receptores cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Atualmente, 32 mil amapaenses estão cadastrados no sistema, enquanto no Brasil são 5 milhões de cadastrados e, a nível mundial, 30 milhões.

Flávio, que trabalha na área da saúde, entende a importância do ato de doar. 

“Muitos pacientes têm a esperança de encontrar alguém compatível e, sendo um doador, tenho a oportunidade de ajudar alguém a viver, motivo suficiente para me voluntariar. Quanto mais pessoas estiverem no cadastro do Redome, maiores são as chances de alguém viver”, disse. 

Para se tornar um doador, é necessário procurar o Hemoap de segunda a sexta, das 7:30h às 12:30h, para realizar o cadastro no Redome. É necessário ter entre 18 e 35 anos, não ter doenças infecciosas e estar em bom estado de saúde. 

De acordo com o enfermeiro do Redome, Fabiano Fonseca, é de extrema importância que quem já é cadastrado, atualize os dados sempre possível.

“Com o tempo, as pessoas mudam de número ou endereço e, se houver compatibilidade com alguém que precisa de doação, precisamos achar esse doador, para, assim, salvar uma vida”, explica Fabiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que compõe a parte interna dos ossos. No “tutano”, nome popular da medula óssea, os componentes do sangue, como hemácias, leucócitos e as plaquetas, são produzidos. A doação é indispensável para o tratamento de patologias que comprometem a produção normal dessas células sanguíneas.

O transplante consiste na substituição da medula óssea deficitária por células normais, para que haja a reconstituição de uma nova medula potencialmente saudável.

O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, 1093, Centro, aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Para realizar o cadastro é necessário levar documento oficial com foto.

 

 

Por: Roberta Corrêa

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos