O encontro celebra Jubileu de Esmeralda como reservista do Exército Brasileiro, na turma de 1978 de Macapá
Eliazar Bezerra
Jornalista
Reservista 34º BIS - turma 1978
Os reservistas do Exército Brasileiro que serviram no 34º Batalhão de Infantaria e Selva, localizado em Macapá (AP), realizam mais uma festa de confraternização. O evento celebra 40 anos de reservista - turma 1978, que acontece no sábado, 01, dezembro , das 10h as 20h, na sede campestre da Maçonaria - localizada na Orla do Araxá, na capital amapaense.
No evento, infantes e familiares estarão reunidos para celebrar jubileu de esmeralda, amizade consolidada a partir do serviço militar realizado no ano de 1978. Encontro será regado a feijoada, cervejada, churrasco, homenagens, torneios esportivo, declamação de poesias, brindes. Bem como, algumas histórias de caserna contadas por reservistas , música ao vivo, entre outras atrações.
Em dezembro de 1996 aconteceu o primeiro encontro, sendo coordenado pelos reservistasJosé Picanço(conhecido como Alcino) e Bianor Magalhães. Evento que ocorreu na sede campestre da antiga Embratel, hoje conjunto residencial Mucajá - Bairro do Beirol - Macapá(AP), onde o grupo comemorou 18 anos como reservista do Exército Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo José, “O coleguismo nos pelotões, a união entre os companheiros de farda foi o que nos orientou e contribui em nossa formação como cidadãos, com dignidade, respeito, disciplina e amizades. Então, ao dar-mos baixa do serviço militar, eu e alguns companheiros nos reunirmos na casa do reservista Eliazar e nos confraternizarmos. Surgindo a ideia da continuidade do evento, prometi ficar á frente”.
“Tempo depois, alguns companheiros me procuraram cobrando a promessa, e se propondo a ajudar. Foi o início do movimento, envolvi minha família , mais o reservista Bianor que há época era meu vizinho. O grupo ganhou mais força com adesão de outros irmãos de caserna. E graças a Deus realizamos a primeira festa, que continua até hoje. Este ano vamos comemorar jubileu de esmeralda, com bastante abraços, emoções, saudocismos, que mantém vivo nossa amizade” finalizou.
Samuel Guedes, reservista presidente da Comissão Organizadora 2018, e que participa desde o primeiro encontro, relata: “Eu costumo dizer que servir nossa pátria, foi um grande aprendizado, comprendi melhor valores como: Hierarquia, obediência e o respeito mútuo, lições de vida e companheirismo”. E ressalta “As festas de confraternização estão cada vez mais unindo os reservistas e familiares, sendo gratificantes, em que, podemos rever os companheiros de farda, relembrar as experiências vividas juntos no quartel, isso nos dá grandes alegrias”.
