O Governo do Amapá integrou os atendimentos do programa Mais Visão às atividades do 2º Encontro de Lideranças Femininas do Amapá (ELAS II). Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a assistência à saúde da mulher, facilitando o acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento especializado de doenças oculares de forma totalmente gratuita.
Para atender o público, a ação disponibiliza 40 senhas no turno da manhã, com início às 8h, e mais 40 senhas à tarde, a partir das 13h, durante os dois dias de evento. O fluxo de atendimento é contínuo e as equipes trabalham até concluir o acolhimento de todos os pacientes de cada turno. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar apenas um documento oficial com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento do Mais Visão foi estruturado em etapas para garantir um diagnóstico célere e seguro. Inicialmente, o paciente realiza o cadastro com a coleta de dados e passa pelos exames oftalmológicos preventivos, utilizando o auto-refrator para verificar o grau dos óculos e o "tonômetro" para medir a pressão do olho. Em seguida, ocorre a consulta com o médico especialista para a avaliação do fundo de olho e o exame de microscopia.
Caso o profissional identifique a necessidade de tratamentos específicos para condições como glaucoma, estrabismo, plástica ocular, retina, catarata ou pterígio (popularmente conhecido como carne crescida), o paciente já sai com o agendamento encaminhado para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, o Capuchinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A eficiência do programa foi celebrada pela assistente social e participante da programação do ELAS II, Maria José Girão de Queiroz, que aproveitou a oportunidade para atualizar o seu diagnóstico. Ela relatou a sua experiência com a ação do Estado.
"Já estou aqui, e eu aproveitei o programa Mais Visão, um programa que é ofertado pelo Governo do Estado, onde eu aproveitei para fazer a consulta dos meus óculos que eu estava precisando renovar. Eu já estou saindo daqui com a receita para trocar os meus óculos e fui muito bem acolhida aqui no programa Mais Visão. E quero parabenizar o Governo do Estado por esse trabalho, e a primeira-dama Priscila Flores”, ressaltou.
