De trajetórias desafiadoras ao sucesso nos negócios, o segundo dia do ELAS II deu espaço às histórias de mulheres referência no empreendedorismo no cenário amapaense. O maior encontro de Lideranças Femininas promovido pelo Governo do Estado, com apoio da Central Única das Favelas do Amapá (Cufa-AP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), segue nesta quarta-feira, 24.
No palco, os debates mediados pela jornalista Carla Ferreira trouxeram temas sobre o agronegócio, mulheres na coquetelaria, construção da identidade de marca, valorização, reconhecimento e capacidade de enxergar potencialidades em negócios inovadores criados na Amazônia.
Uma das participantes foi a empresária, produtora rural e fundadora do movimento Agromulheres Amapá, Melissa Favacho, que externalizou sentimentos de gratidão e alegria por integrar um painel de debates no Elas II. Comentou ainda sobre os desafios que as mulheres passam quando resolvem empreender, e que, embora com as dificuldades no percurso, no final de tudo vale a pena a iniciativa.
"O agronegócio é o que faz o meu coração pulsar mais forte. Cerca de 30% das mulheres estão à frente do agro no Brasil e estamos caminhando para esta porcentagem aumentar. Eu resumo o empreendedorismo em cinco pilares: coragem, fé, resiliência, suor e lágrimas. Então é isso que a gente se dispõe a passar para dar o melhor para a gente. Fiquei honrada quando recebi o convite para participar do evento, acredito que esse encontro vai edificar e impactar muito a vida de muitas mulheres.
Durante o painel também participaram a empreendedora, comunicadora e CEO da Rainha do Camarão, Eliza Sá, a pedagoga, mixologista, consultora e ativista dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAPN+ , Joanne Gomes, e a CEO da Engenho Café e Açaí e empreendedora da bioeconomia Amazônica, Valda Gonçalves.
Durante o encontro também foi destacado como o Governo do Amapá tem impulsionado e apoiado negócios empreendedores femininos no estado, por meio de capacitações profissionais como os programas "Bora, Mana!" e "Mulheres Mais Qualificadas". Além disso, também facilita o acesso a linha de crédito, oferta ações de qualificação e oportuniza diversas empreendedoras em eventos como o ELAS que incentivam a autonomia financeira como ferramenta de transformação social.
"Nossa história com a moda circular é de família. Minha mãe empreende há quase 20 anos, eu há 11 anos e agora minha filha também segue esse caminho. E para mim participar do Elas pela primeira vez está sendo uma experiência histórica para nós que trabalhamos com moda circular, porque vejo que é uma oportunidade de dar visibilidade ao nosso segmento e mostrar a força das mulheres empreendedoras que movimentam a economia do nosso Estado", comentou a empreendedora Elite Fernandes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira a programação do ELAS
O projeto, idealizado pela primeira-dama dama do Estado do Amapá, Priscilla Flores, segue até esta quinta-feira, 25, com atividades e feira de exposições, consolidando-se como uma plataforma essencial para a articulação econômica e social das mulheres.
Dia 3 - Quinta-feira (25 de junho)
08h00 - Serviços ao Público
14h00 - Abertura | Credenciamento
14h30 - Câmara A - Ação
16h00 - Apresentação do Cedimap
16h15 - Palestra local 2
17h30 - Intervalo
18h00 - Câmara S - Solidariedade
20h00 - Palestra magna 3: Mulheres empreendedoras: Superando Desafios e conquistando o mercado – Carol Paiffer
21h00 - Encerramento
21h30 - Programação cultural com show do grupo Pagodelas
