Árvores das espécies ipê, jatobá e oiti plantadas ao longo da Rodovia do Centenário (AP-433), na Zona Norte de Macapá, receberam placas de identificação na terça-feira, 23, do Projeto Guardiões Verdes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A iniciativa do Governo do Amapá na ação de educação ambiental visa incentivar a comunidade a cuidar da arborização de uma das principais vias da cidade. Participaram da ação, servidores estaduais e alunos da Escola Estadual Profº Carlos Alberto Marques.
O Projeto Guardiões Verdes surgiu durante o lançamento do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Estadual de Arborização Urbana (Pearbo) e já chega à segunda edição de atividades de identificação de plantas na Rodovia do Centenário. Desde o início das ações, o Governo do Amapá já promoveu o plantio de 1,4 mil mudas de espécies como ipê, jatobá, oiti e jenipapo, fortalecendo a criação de espaços verdes e ampliando a arborização em uma das principais áreas de mobilidade urbana de Macapá.
Mais do que plantar árvores, o Projeto Guardiões Verdes busca fortalecer a relação da comunidade com o território, despertando o sentimento de pertencimento e formando multiplicadores do cuidado ambiental. A proposta envolve moradores, estudantes e educadores em atividades práticas que incentivam a preservação e o acompanhamento do crescimento das mudas.
Para a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Lívia Maria Garcia, de 14 anos, participar da ação é uma forma de aprender e contribuir diretamente para o futuro da cidade.
“Para nós, estudantes, é muito especial fazer parte do Projeto Guardiões Verdes da Centenário, porque além de aprendermos a cuidar do meio ambiente, também ajudamos a deixar nossa cidade mais verde e bonita. Com isso, todo mundo ganha”, destacou a aluna.
O estudante Pedro Henrique da Silva, de 12 anos, também reforçou a importância da experiência e o impacto da ação no cotidiano da comunidade. “É importante porque a gente aprende a cuidar das árvores e entende que elas fazem diferença no nosso bairro. Quando crescerem, vão dar sombra, deixar o lugar mais bonito e ajudar muita gente”, afirmou.
Idealizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a ação de caráter educativo e mobilizador tem como finalidade sensibilizar estudantes e moradores sobre a importância da arborização urbana, da conservação ambiental e da ocupação responsável dos espaços públicos. A iniciativa também contribui para o paisagismo, conforto térmico e melhoria da qualidade de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Camila Hubner, explica que o projeto vai além do plantio e busca criar uma cultura de preservação coletiva.
“Essa é a segunda edição da pintura das placas e, com ela, mobilizamos a comunidade para o cuidado com as árvores plantadas ao longo da Rodovia do Centenário. Queremos fortalecer esse envolvimento para que cada pessoa se reconheça como guardiã desse espaço e contribua para uma cidade mais verde e agradável para todos”, ressaltou.
A diretora da Escola Estadual Edilei Azevedo destacou que a participação dos estudantes fortalece valores trabalhados em sala de aula e amplia a consciência ambiental para além do ambiente escolar.
“A importância do projeto vem ao encontro do que já trabalhamos na escola, que é a preservação do meio ambiente. Nós fazemos parte dele e precisamos aprender não só a preservar, mas também a construir. Quando esses alunos passarem aqui no futuro e lembrarem que participaram desse processo, isso cria memória, pertencimento e compromisso com a preservação”, enfatizou.
Projeto Guardiões Verdes da Rodovia do Centenário
O projeto é idealizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental e coordenado pela Sema e conta com a participação da comunidade local, estudantes, educadores e instituições parceiras. A programação tem apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), fortalecendo a política pública de arborização da comunidade da Rodovia do Centenário e os espaços urbanos da cidade.
