A Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá, realizou, na segunda-feira, 22, a eleição para escolha da nova diretoria do Grêmio Estudantil. O processo mobilizou 1.367 estudantes dos três turnos de ensino e marcou a retomada da representação estudantil na unidade, após anos sem a atuação do grêmio.
A vencedora foi a Chapa Prisma (03), que recebeu 406 votos. Também participaram da disputa as chapas Integrados (01), com 328 votos; Voz Ativa (04), com 260 votos; Vanguarda (05), com 186 votos; e Conexão Estudantil (02), com 113 votos. Foram registrados ainda 74 votos brancos e nulos.
A iniciativa integra as ações de fortalecimento do protagonismo juvenil desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), juntamente com a Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), incentivando a participação dos estudantes nos processos democráticos e na construção de projetos voltados à comunidade escolar.
A gerente do Protagonismo Estudantil da Seed, Andresa Nunes, destacou a importância do momento para os alunos e para a escola.
"Hoje estamos realizando a eleição do Grêmio Estudantil da Escola Gabriel de Almeida Café, envolvendo estudantes dos três turnos. São mais de 2.300 alunos e cinco chapas apresentando propostas e debatendo ideias para representar os estudantes. É a retomada de um espaço importante de participação, que fortalece a voz dos estudantes e o protagonismo juvenil dentro da escola", ressaltou Andresa.
Segundo ela, o grêmio tem o papel de atuar junto à gestão escolar na construção de projetos e ações que atendam às necessidades dos alunos.
"O grêmio é a representação dos estudantes. São eles que vão propor projetos, mobilizar campanhas, desenvolver ações sociais, esportivas e culturais, além de dialogar com a gestão escolar e buscar melhorias para a comunidade estudantil", enfatizou.
O gestor adjunto da escola, Nathanael Isacksson, ressaltou que a atuação do grêmio fortalece o ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes.
"O Grêmio Estudantil é uma entidade autônoma que dá voz aos alunos e auxilia a gestão escolar na construção de projetos e atividades. Ele contribui para que os estudantes compreendam melhor o funcionamento da escola e participem ativamente das decisões que impactam a comunidade escolar", afirmou o gestor.
Para a estudante Brenda Caroliny, do 1º ano do ensino médio, a eleição representa uma oportunidade para que os alunos sejam ouvidos e contribuam diretamente com melhorias para a escola.
"A importância da eleição é permitir que os estudantes tenham voz, apresentem suas opiniões e desenvolvam projetos que beneficiem toda a comunidade escolar. É uma iniciativa muito importante para os alunos e para a educação", destacou a jovem.
Participação e propostas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a campanha, as cinco chapas apresentaram propostas voltadas ao fortalecimento da convivência escolar, melhoria da comunicação entre estudantes e gestão, incentivo a projetos educacionais, atividades esportivas e culturais, além de ações de apoio aos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o ingresso no mercado de trabalho.
Com a definição do resultado, a nova diretoria do Grêmio Estudantil deverá iniciar os trabalhos nos próximos dias, atuando como ponte entre os estudantes e a gestão escolar, além de coordenar projetos e ações voltados ao fortalecimento da participação estudantil.
Resultado da eleição
• Chapa Prisma (03): 406 votos
• Chapa Integrados (01): 328 votos
• Chapa Voz Ativa (04): 260 votos
• Chapa Vanguarda (05): 186 votos
• Chapa Conexão Estudantil (02): 113 votos
• Brancos e nulos: 74 votos
Total de votantes: 1.367 estudantes.
