A 3ª edição do "Arraiá dos Residenciá" iniciou neste sábado, 20, pelo Residencial Jardim Açucena, com uma grande celebração na Zona Sul de Macapá. A ação, realizada pelo Governo do Amapá, reforça as políticas públicas voltadas aos conjuntos habitacionais, promovendo lazer, cultura e inclusão social, em parceria com o Instituto Cultural Educacional Formar (Icef).
Coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), a iniciativa busca fortalecer a convivência comunitária, valorizar a cultura popular e impulsionar a economia de forma direta nos conjuntos habitacionais.
"Estamos dando continuidade a esse projeto que traz tanto benefícios para os moradores. Isso faz parte das medidas da gestão estadual de entregar além da estrutura física, estrutura social, promovendo inclusão, acolhimento e a ampla assistência à famílias. Depois que as moradias são entregues, o nosso trabalho continua de forma permanente e essa realização aqui evidencia isso", destacou a secretária-adjunta da Habitação, Karen Priscila.
A programação contou com apresentações de cantores regionais, grupos de quadrilhas juninas e os tradicionais concursos de Miss Caipira nas categorias infantil e adulto. A comunidade também participou de um bingo gratuito com o sorteio de grandes prêmios, incluindo fogão, bicicleta, televisão e uma moto 0 km para o grande vencedor.
Com uma estrutura organizada, foram disponibilizadas 20 barracas para empreendedores comunitários comercializarem produtos e comidas típicas, fomentando a geração de renda local. Os trabalhadores ainda tiveram a oportunidade de participar do concurso da "Barraca Mais Enfeitada".
"Esse Arraiá é uma grande oportunidade para nós que trabalhamos por conta própria. Nós nos organizamos para estar aqui com a venda de bolos, pudins, mingau de milho e estalinho para a criançada. Eu e minha vizinha moramos aqui desde a inauguração do Residencial e estamos aproveitando para fazer uma renda extra", declarou a empreendedora Gilza Pinheiro que estava na companhia da amiga e vizinha, Raiane Góes.
O "Arraiá dos Residenciá" tem se consolidado como uma das atividades culturais mais aguardadas pelas comunidades atendidas. Rutilene Gomes, de 32 anos, esperava ansiosa o começo da festa que ela não deixa de participar com a família.
"Eu acho esse evento maravilhoso. Estava aguardando para vir prestigiar com meus filhos, eles amam esse período. É muito bom poder brincar com eles aqui mesmo onde a gente mora há oito anos, sem precisar me deslocar para longe. O ano passado participamos e ainda ganhei um notebook no bingo", declarou Rutilene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A moradora Luciane do Carmo, também não perdeu a chance de vender produtos típicos da época junina, como maçã do amor, paçoquinha, pipoca e cocada . Tudo em um espaço decorado e muito bem organizado.
"Esse é um momento único para conseguirmos vender um pouco mais. O ano passado foi bom e acho que esse ano está sendo melhor ainda, tem muita gente e está bastante animado", comentou Luciane.
3ª edição do "Arraiá dos Residenciá"
A 3ª edição do Arraiá dos Residenciá é uma realização do Governo do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), em parceria com o Instituto Cultural Educacional Formar (Icef), e conta com apoio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Lourran Barreto e Rodolfo Vale.
A programação segue durante os meses de junho e julho, levando cultura, lazer, renda e inclusão social para os habitacionais de Macapá e o bairro Parque Aeroportuário, mantendo viva a tradição junina nas comunidades.
