AÇÃO IMEDIATA

Governador Clécio envia quatro geradores para o Bailique e garante fornecimento de energia neste fim de ano


A pedido da comunidade, gestor determinou garantia de serviço de energia elétrica nas duas maiores comunidades, que sofrem com a estiagem e o fenômeno das terras caídas.


O governador do Amapá, Clécio Luís, enviou quatro geradores de energia elétrica para o Arquipélago do Bailique, na Zona Rural de Macapá, para garantir o fornecimento de energia neste fim de ano. O pedido feito pela comunidade foi atendido pelo gestor, que acompanhou a saída da balsa com os geradores nesta segunda-feira, 22, em um porto no Rio Matapi, e articulou os equipamentos junto à Equatorial Energia e ao Ministério de Minas e Energia.

“O linhão sofreu muito agora com o fenômeno das terras caídas, houve um pedido muito grande na ação do Governo e, hoje mesmo, um dia depois, já nos mobilizamos para mandar os geradores. Eu falei com o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, que garantiu que vai autorizar novamente a usina no Bailique. Esses geradores e, logo depois, a usina, vão se juntar aos kits de energia solar que nós colocamos em todas as comunidades. É resposta rápida do Governo, com energia para o Natal, para todo mundo viver bem e feliz”, disse Clécio Luís.

Os equipamentos serão instalados pelo Governo nas duas maiores comunidades do arquipélago, Macedônia e Progresso, para garantir que as casas recebam energia elétrica neste Natal e Ano Novo. A balsa também leva equipamentos auxiliares e combustíveis para o funcionamento dos geradores.

Governador Clécio Luís acompanha envio de quatro geradores para o Bailique neste fim de ano
Governador Clécio Luís acompanha envio de quatro geradores para o Bailique neste fim de ano
Foto: José Baia/Agência Nagib

A solicitação da comunidade foi feita neste fim de semana, durante ação humanitária integrada coordenada pela Secretaria de Assistência Social na região, com a presença do ministro Waldez Góes, do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, e de mais de 10 secretários do Governo. Na ação, 76 comunidades receberam 2.250 kits de alimentos do Governo Federal, a pedido do governador Clécio Luís.

Na oportunidade, os moradores falaram de angústias e anseios. A principal demanda foi ter Natal e Ano Novo com energia elétrica. A região teve o fornecimento interrompido com a queda da estrutura em função da estiagem e do fenômeno das terras caídas, que gera erosão do solo e impactos diretos na vida das famílias e no comércio local.

Em tratativas do governador com o ministro Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre e o Ministério de Minas e Energia, foi realizada a ação emergencial para o transporte dos quatro geradores e a articulação para, em breve, ter a instalação de uma nova usina na região. As equipes farão a instalação e energização para garantir que casas e empreendimentos tenham energia neste fim de ano, possam armazenar a ceia e tenham luz no Natal e no Ano Novo, com respeito e dignidade.

Quatro geradores vão fornecer energia elétrica para os moradores do Arquipélago do Bailique neste fim de ano
Quatro geradores vão fornecer energia elétrica para os moradores do Arquipélago do Bailique neste fim de ano

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL