SEGURANÇA MODERNA E INTEGRADA

Governador Clécio Luís apresenta Plano de Segurança Pública com monitoramento térmico, drones e Inteligência Artificial para o Réveillon 2026


Esquema de segurança para o maior réveillon da Amazônia garante tranquilidade para a celebração, com a nova carreta que possui algoritmos capazes de identificar crimes mesmo com obstáculos.


Com estratégia tecnológica, inteligência e reforço de efetivo, o Governo do Estado apresentou à imprensa nesta terça-feira, 23, o Plano Operacional de Segurança Pública para o Réveillon 2026 no Amapá, o Maior Ano-Novo da Amazônia. Conduzido pelo governador Clécio Luís, o momento destacou os investimentos para garantir uma festa segura e tranquila, como a nova carreta com centro integrado de comando, que usa Inteligência Artificial e sensores térmicos para identificar crimes e acionar agentes presentes no local.

“É o maior réveillon da Amazônia com o maior aparato de segurança de todos os tempos no Amapá. Os investimentos em segurança pública foram eficientes e certamente a população e suas famílias que participarão das festas aqui, com toda certeza terão muita segurança. Temos o que há de mais moderno, com 27 câmeras, com inteligência artificial e sensor termal”, afirmou Clécio Luís.

A apresentação feira pelo governador Clécio, ocorreu no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
A apresentação feira pelo governador Clécio, ocorreu no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
Foto: Max Renê/GEA

Em um trabalho integrado da Segurança Pública, o policiamento contará com militares à pé, patrulhamento motorizado, drones e apoio do videomonitoramento, com esforços concentrados na região ao redor do anfiteatro da Fortaleza. Serão 432 militares por noite de programação, com 22 viaturas e cinco drones. 

“Estaremos com policiamento completo e reforçado em todos os locais com programação de réveillon, seja na capital ou no interior. Também queremos garantir que o policiamento ordinário das ruas e bairros não será comprometido em nenhum momento”, informou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior.

A unidade móvel é equipada com mobiliário e sistemas de alta tecnologia voltados ao monitoramento, com reconhecimento facial e câmeras de alta precisão
A unidade móvel é equipada com mobiliário e sistemas de alta tecnologia voltados ao monitoramento, com reconhecimento facial e câmeras de alta precisão
Foto: Max Renê/GEA
O evento também contará com o apoio aéreo do GTA
O evento também contará com o apoio aéreo do GTA
Foto: Max Renê/GEA

O trabalho na área ao redor da Fortaleza de São José, onde ocorrerá o maior Réveillon da Amazônia, ganha reforço com a Carreta da Segurança Pública do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). A unidade móvel, novidade na Segurança Pública do Amapá, é equipada com mobiliário e sistemas de alta tecnologia voltados ao monitoramento, com reconhecimento facial e câmeras de alta precisão, e à comunicação das forças de segurança, atuando de forma preventiva e repressiva.

Secretário de Justiça e Segurança Pública, Cézar Vieira
Secretário de Justiça e Segurança Pública, Cézar Vieira
Foto: Max Renê/GEA

“Teremos um grande aparato tecnológico neste evento e todas as famílias e amigos, que vierem prestigiar estarão seguros, pois, houve investimento em equipamentos e em servidores. Todo o planejamento está montado e colocado em prática nestes cinco dias”, destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública, delegado Cezar Vieira.

Realizada pelo Governo do Estado pelo terceiro ano consecutivo, a festa celebra a chegada do Ano Novo e, com o Plano Operacional cada vez mais moderno e integrado, reforça o compromisso com a proteção da sociedade, por meio de ações integradas e estratégias de prevenção à criminalidade, promovendo tranquilidade pública durante as festas de fim de ano.

Nos dias de evento serão utilizados cinco drones de alta tecnologia
Nos dias de evento serão utilizados cinco drones de alta tecnologia
Foto: Max Renê/GEA

“O Amapá Virou. E você faz parte disto”

Realizado às margens do Rio Amazonas, no anfiteatro da Fortaleza, o Réveillon do Amapá acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro, com cinco noites consecutivas de programação gratuita, consolidando Macapá como um dos principais palcos de grandes eventos da região Norte.

Para receber 2026, o Governo do Estado traz o conceito de “O Amapá Virou. E você faz parte disto”, simbolizando o novo momento do estado, impulsionado pelo crescimento econômico, pela alta aprovação popular e pela recente visibilidade internacional conquistada durante a COP30.

O evento se consolida como ferramenta de desenvolvimento, reunindo turismo, cultura e geração de renda. Pesquisas apontam que 68% da população defende a manutenção da festa, enquanto 79% reconhece o impacto positivo na autoestima local, especialmente entre jovens.

O Ano-Novo do Amapá injeta recursos diretos na economia local, movimenta o turismo, amplia a renda de empreendedores e aquece setores como comércio, hotelaria, gastronomia e transporte.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL