Virada Sustentável

Virada Sustentável tem mostra indígena com fotos, música e feira de arte


Após serem exibidas em Londres, as fotos reunidas em Ruínas Florestais, de Rafael Vilela, brasileiro vencedor do POY-Latam 2025 - importante certame documental - serão levadas à aldeia na Terra Indígena Jaraguá, na Grande São Paulo.


 O maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável 2025, será realizada entre 17 e 21 de setembro, apresentando ao público um olhar especial para diversas atividades indígenas, programadas de forma a conectar arte, diversidade cultural e consciência socioambiental. O roteiro indígena se desenvolverá ao longo de todo o período do festival, em espaços de cultura e lazer em todas as regiões da cidade. A apresentação musical do artista indígena Ian Wapichana, a exposição do fotógrafo Rafael Vilela na aldeia Pindomirim, no Jaraguá, e um encontro com a ativista Txai Suruí são alguns dos destaques.

No Centro Cultural São Paulo (CCSP), o músico e poeta indígena Ian Wapichana se apresenta dia 19, às 19 horas, com sua música experimental, resultado da pluralidade dos grupos nativos do Brasil. Ian integra a programação em celebração aos 50 anos do hip hop no CCSP e convida, por meio da arte, quem o ouve a desmistificar e romper pensamentos colonizados sobre os povos originários.

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Aldeia Pindomirim, situada na Terra Indígena Jaraguá, receberá uma experiência inédita: a exposição com imagens do projeto Ruínas Florestais, do fotógrafo e jornalista brasileiro Rafael Vilela, vencedor do POY-Latam 2025 - importante certame de fotografia documental iberoamericana. A exposição estará em São Paulo pela primeira vez após temporada em Londres, no Reino Unido. O projeto documenta a comunidade indígena Guarani Mbyá, em estreita colaboração com comunicadores indígenas e a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).

Projeto Ruínas Florestais - Foto: Rafael Vilela

E no último dia de programação, 21 de setembro, o roteiro na Casa das Rosas, museu-casa situado na Avenida Paulista, prevê a roda de conversa Raízes da Resistência, onde participam a ativista indígena Txai SuruíJaci Martins do povo Guarani Mbya, Day Moreira também ativista indígena, com mediação de Chirley Pankará, pedagoga, mestre em educação e ativista ambiental. Ainda na Casa das Rosas uma feira de arte indígena será montada, reunindo produções de diferentes povos que constroem São Paulo, para valorizar a sabedoria ancestral e fortalecer os artistas.

Outras atividades indígenas como performances, contação de histórias e pinturas naturais integram a programação descentralizada também em Centros Educacionais Unificados (CEUs), unidades do SescUnidades Básicas de Saúde (UBSs), parques e entre outros.

15ª Edição do Maior Festival de Sustentabilidade da América Latina

Em São Paulo, a Virada Sustentável celebra 15 anos de história com uma programação diversa em todas as regiões da cidade, entre instalações artísticas e culturais, feiras, exposições, performances, oficinas, shows, cinema, debates e o Fórum Virada Sustentável, conectando o público a conversas e experiências criativas e transformadoras. O roteiro prevê atividades no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Casa das Rosas, ciclovia do Rio Pinheiros, além da ocupação de diversos espaços públicos.

Da capital paulista, o festival partirá para o Rio de Janeiro, que há cinco anos não recebe edições da Virada, devendo ser realizada entre os dias 16 e 19 de outubro.

A programação completa será divulgada no site da Virada Sustentável, onde estarão também todas as informações do evento, assim como no perfil oficial no Instagram, @viradasustentavel.

A Virada Sustentável São Paulo 2025 tem patrocínio de Suzano e Novelis, e apoio de Allcare, Kia Motors, Mills e Pão de Açúcar. Além da Organização das Nações Unidas (ONU), também são parceiros da VS 2025, Ministério do Meio Ambiente, Sesc São Paulo, Metrô de São Paulo, Poiesis, Cejam, Coopermiti, Green Eletron, Greenpeace, Instituto Alana, SP Cine, Senac, Santa Marcelina, SOS Mata Atlântica, Goethe Institute, Oxfam, Iclei, CineSolar, Masp, Instituto Akatu, Fórum Verde Sustentável, Cades, Instituto Biológico, Rede Social do Centro, Conferência P+L, Hortelões Urbanos, Reconectta, Movimento Circular, Observatório do Clima, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Bienal de Arquitetura, Instituto Limpa Brasil, Movimento Nacional pelos ODS SP e Cultura Circular.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

SERVIÇO

Virada Sustentável 2025 - São Paulo
Programação indígena 
Ian Wapichana
Data: 19 de setembro
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 19h

Exposição Ruínas Florestais - por Rafael Vilela
Data: 20 e 21 de setembro
Local: Aldeia Pindomirim 
Endereço: Terra indígena Jaraguá

Raízes da Resistência - roda de conversa com Txai Suruí, Jaci Martins, Day Moreira e Chirley Pankará
Data: 21 de setembro

Local: Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP
Horário: 10h30

Feira de arte indígena
Data: 21 de setembro
Local: Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP
Horário: 10h às 12h

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL