Amapá Digital | Sexta-Feira, 12 de setembro de 2025.
O SENAI Amapá está desenvolvendo o projeto Cadeias Produtivas, em parceria com a Petrobras. A iniciativa prevê a oferta de cursos gratuitos para comunidades indígenas e moradores de Oiapoque, com o objetivo de preparar e qualificar a mão de obra local para as diferentes demandas que surgirão a partir da exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial.
Por meio da parceria, o público terá acesso a 12 cursos distribuídos nas áreas de Alimentos e Bebidas, Vestuário, Automotiva e Construção Civil e Edificações. As primeiras capacitações já iniciaram com as comunidades indígenas, que estão participando do curso de Sistemas Fotovoltaicos. A próxima etapa está prevista para a segunda quinzena de setembro, com 125 vagas distribuídas entre os cursos de produção de alimentos com frutos e sementes amazônicos, derivados de cacau, geleias e compotas, pães artesanais e pães elaborados com produtos da região.
Para se inscrever, é necessário apresentar os originais de um documento oficial com foto, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado emitido há, no máximo, 90 dias e comprovante de escolaridade.
Sobre o projeto O projeto Cadeias Produtivas está inserido no Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo impulsionar ações e atividades de desenvolvimento econômico, ambiental e social de comunidades locais.
A iniciativa atuará nas áreas de educação, desenvolvimento econômico sustentável florestas e oceanos. E além do Oiapoque, as ações aconteceram nos municípios de São Luís, Raposa e Paço do Lumiar, no Maranhão e Belém, Abaetetuba, Cachoeira do Arari e Barcarena, no Pará. Serviço O SENAI Amapá está instalado no Campus Binacional da Universidsde Federal do Amapá (Unifap), na Rodovia BR-156, UNIFAP - Campus Binacional Oiapoque. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Contatos: 96 98415 5264 (Atendimento Oiapoque), 96 99184-0663 (WhatsApp) e atendimentoiapoque@ap.senai.br.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL