Amapá Digital | Quarta-Feira, 10 de setembro de 2025.
Município no sul do Amapá celebra três décadas de história, cultura amazônica e resistência ribeirinha.
O município de Vitória do Jari, localizado no extremo sul do estado do Amapá, comemorou nesta segunda-feira, 9, 31 anos de fundação. Criado oficialmente pela Lei nº 0171, de 8 de setembro de 1994, o município foi desmembrado de Laranjal do Jari e, desde então, trilha sua própria trajetória marcada por diversidade ambiental, economia extrativista e forte identidade cultural.
Vitória do Jari está situada às margens do rio Jari, em uma região de difícil acesso, com conexão à capital, Macapá, feita principalmente por barcos. Entre as localidades vizinhas, o transporte é realizado por canoas, o que reflete a forte ligação do município com os rios e a floresta.
Área territorial: aproximadamente 2.428 km²
Altitude da sede: 50 metros
Limites: faz fronteira com os municípios de Laranjal do Jari, Mazagão, o estado do Pará (pelo rio Amazonas) e a região de Ajuruxi
Vitória do Jari é formada por dois grandes tipos de vegetação:
Floresta densa: presente em cerca de 80% do território, com presença de espécies nobres como castanha-do-Brasil, seringueiras, açaizais e diversas essências florestais com alto potencial madeireiro.
Formação pioneira (aluvial campestre): ocupa os outros 20% da área, característica de regiões próximas a rios, com áreas abertas e campos.
Essa composição ambiental faz do município uma área estratégica para a economia extrativista, aliada à preservação dos recursos naturais.
Com clima tropical chuvoso, as temperaturas em Vitória do Jari variam entre 20°C (mínima) e 34°C (máxima) ao longo do ano. A região é banhada por importantes rios da Bacia Amazônica:
Ao norte, está o Rio Cajari, com diversos afluentes pela margem direita.
Ao leste, o Rio Amazonas, um dos mais importantes do continente, marca a divisa com o estado do Pará.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL