Segurança Pública

Operação da Segurança Pública reforça monitoramento durante Avaliação Pré-Operacional da Petrobras em Oiapoque


Ação tem o objetivo de garantir a sensação de segurança, preservar a ordem pública e assegurar que a atividade transcorra da forma planejada.


O Governo do Amapá realiza até a próxima sexta-feira, 29, uma operação especial no município de Oiapoque, durante a realização da Avaliação Pré-Operacional (APO) da Petrobras. A ação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem o objetivo de garantir a segurança, preservar a ordem pública e assegurar que a atividade transcorra da forma planejada.

O governador Clécio Luís está empenhado, desde o início da gestão, em avançar com a exploração de petróleo no extremo Norte do estado para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. 

“Desde que assumi o Governo do Amapá, venho me posicionando fortemente a favor do petróleo, da produção responsável, da liberação das licenças com responsabilidade", disse o gestor.

A operação mobiliza diferentes unidades policiais do estado, em integração com o Ibama, a Petrobrás e empresas terceirizadas. Entre as missões, estão a proteção da integridade física de colaboradores e da comunidade; a intensificação do policiamento ostensivo; além do reforço da circulação segura de pessoas e veículos na área de operação.

Ação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem o objetivo de garantir a segurança

Ação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem o objetivo de garantir a segurança

Foto: Divulgação/Sejusp

Estrutura da operação

Participam da ação, o 12° Batalhão da PM em Oiapoque, Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental, a Companhia de Operações Especiais (COE/Bope) e o Batalhão de Força Tática. O reforço conta com cinco viaturas por dia, além de duas embarcações de patrulha que realizam monitoramento terrestre e fluvial.

Efetivo

Ao todo, 23 policiais militares são empregados diariamente, distribuídos entre policiamento ordinário e serviço extra, além de equipes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A Sejusp destaca que a operação reforça o compromisso de atuação integrada e coordenada das forças de segurança, assegurando tranquilidade à população e aos trabalhadores envolvidos na APO.

"A iniciativa reforça o compromisso da Segurança Pública e do Governo do Estado em garantir presença e eficiência em todas as regiões do Amapá", declarou Daniel Marsili, secretário de Segurança Pública.

Operação mobiliza diferentes unidades policiais do estado, em integração com o Ibama, a Petrobrás e empresas terceirizadas

Operação mobiliza diferentes unidades policiais do estado, em integração com o Ibama, a Petrobrás e empresas terceirizadas

Foto: Divulgação/Sejusp

A APO

A Avaliação Pré-Operacional (APO), etapa que verifica na prática a efetividade do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras para atuar na realização de vistorias e simulação de resgate de animais na Margem Equatorial do Amapá. Essa etapa funciona como um simulado de emergência, sendo uma exigência ambiental fundamental antes da emissão da licença para perfuração exploratória na região.

O bloco marítimo FZA-M-59, da Petrobras, está localizado a mais de 540 quilômetros da Foz do Rio Amazonas, na chamada Margem Equatorial em águas profundas da Costa do Amapá, é considerada a fronteira petrolífera e de gás natural mais promissora do país, com potencial gigantesco para a produção de bilhões de barris, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Por Marcelle Corrêa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL