Amapá Digital | Sexta-Feira, 19 de dezembro de 2025.
A manhã desta quinta-feira (18), foi marcada pela visita institucional do desembargador decano Gilberto Pinheiro ao Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Licenciado para tratamento de saúde, o magistrado foi recebido pelo desembargador-presidente, Jayme Ferreira, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador João Lages, e pelo ouvidor-geral, desembargador Adão Carvalho.
Durante o encontro, o desembargador Gilberto Pinheiro cumprimentou os colegas e compartilhou informações sobre seu estado de saúde e processo de recuperação, em um momento de cordialidade e diálogo com a alta gestão do Tribunal.
O presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, destacou a satisfação em receber o decano e observar os avanços em sua recuperação. “É uma alegria constatar a evolução de sua saúde e, ao mesmo tempo, relembrar a trajetória do Tribunal desde seus primeiros anos, período no qual o desembargador Gilberto Pinheiro teve participação fundamental na construção da nossa história”, afirmou.O desembargador Gilberto Pinheiro agradeceu a acolhida e o carinho dos colegas. “Registro minha gratidão pela atenção e pela receptividade de todos”, declarou.
O presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, destacou a satisfação em receber o decano e observar os avanços em sua recuperação. “É uma alegria constatar a evolução de sua saúde e, ao mesmo tempo, relembrar a trajetória do Tribunal desde seus primeiros anos, período no qual o desembargador Gilberto Pinheiro teve participação fundamental na construção da nossa história”, afirmou.
O desembargador Gilberto Pinheiro agradeceu a acolhida e o carinho dos colegas. “Registro minha gratidão pela atenção e pela receptividade de todos”, declarou.
Marco histórico do Judiciário amapaense
O desembargador Gilberto de Paula Pinheiro é o único magistrado pioneiro do Tribunal de Justiça do Amapá ainda em atividade, cuja nomeação antecede o primeiro concurso da magistratura estadual. Sua posse ocorreu durante o governo de Aníbal Barcellos, primeiro governador eleito do Estado do Amapá após a redemocratização instituída pela Constituição Federal de 1988, marco relevante para o fortalecimento do Judiciário local.
Além de sua destacada atuação no TJAP, o desembargador Gilberto Pinheiro integrou o grupo fundador do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e foi responsável pela criação da Associação dos Magistrados do Estado do Amapá, da qual foi o primeiro presidente.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL